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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12958
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | A Educação Profissional, novas perspectivas frente às mudanças da legislação - estudo de caso dos alunos do curso técnico em agrimensura do Colégio Técnico da UFRRJ |
Otros títulos: | Professional education, new perspectives facing the changes of legislation-a case study of the students of the technical course in surveying the Technical College of UFRRJ, |
Autor: | Delgado, Wagner Fernandes |
Orientador(a): | Santos, Gabriel de Araújo |
Primeiro coorientador: | Marques, Oscilene Simões |
Primeiro membro da banca: | Zatorre, Natalia Pereira |
Segundo membro da banca: | Nunes, Anita Bueno de Camargo |
Palabras clave: | Professional Technical Education;High School;Work; Science;Technology and Culture;Educação Profissional Técnica;Ensino Médio;Trabalho; Ciência;Tecnologia e Cultura |
Área(s) do CNPq: | Ciências Humanas |
Idioma: | por |
Fecha de publicación: | 25-nov-2015 |
Editorial: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Agronomia |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola |
Citación: | Delgado, Wagner Fernandes. A Educação profissional, novas perspectivas frente às mudanças da legislação - estudo de caso dos alunos do curso técnico em agrimensura do Colégio Técnico da UFRRJ. 2015. [71 f.]. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, [Seropédica-RJ] . |
Resumen: | Esta dissertação de mestrado em educação intitulada: “A Educação Profissional, novas perspectivas frente às mudanças da legislação - estudo de caso dos alunos do curso técnico em agrimensura do Colégio Técnico da UFRRJ” expõe os resultados de uma pesquisa que tem como objetivo explicitar os reflexos das novas políticas públicas e institucionais ocasionadas pelas mudanças na Educação Profissional Técnica de Nível Médio, tendo como laboratório de estudo a escola vinculada à Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), o Colégio Técnico da UFRRJ (CTUR). A partir da publicação da Lei nº 9.394/1996 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - (LDB), e do Parecer nº 04/99, que em seu Art. 7º, Inciso I e II, trata de cursos modulares, regulamentados através do Decreto nº 5.154/2004, o Colégio Técnico da UFRRJ reformulou a sua grade curricular, e passou a ofertar cursos modulares subsequentes, e ter em sua matriz o curso de Técnico em Agrimensura, que até então, era oferecido no Instituto de Tecnologia, na forma de convênio com a FAPUR (Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica da UFRRJ). Trata-se de uma investigação qualitativa, na forma de estudo de caso, onde se recorre, também, à análise documental, bibliográfica e de campo que historicista a problemática abordada considerando, sobretudo os aspectos políticos, culturais e socioeconômicos envolvidos no processo embasado no pensamento de teóricos, que adotam a epistemologia dialética. Como suporte à coleta de dados realizo aplicação de questionários semiestruturados e entrevista com professores, alunos e gestores. O presente estudo focaliza o Curso Técnico em Agrimensura, objetivando a identificação do perfil dos alunos que procuram a formação técnica. Foi constatado através de entrevistas e aplicação de questionário com os docentes e alunos do Curso Técnico em Agrimensura que as mudanças foram benéficas em sua amplitude, mas existem problemas que precisam ser solucionados, como as altas taxas de evasão no primeiro módulo, o déficit educacional proveniente da má qualidade da formação da escola secundaria, causando um baixo rendimento nas disciplinas de conhecimentos técnicos mais apurados |
Abstract: | This master thesis in education entitled: "the professional education, new perspectives facing the changes of legislation-a case study of the students of the technical course in surveying the Technical College of UFRRJ" exposes the results of a survey that aims to clarify the reflections of new public and institutional policies occasioned by changes in Professional Technical Education of Middle Level, having as a laboratory to study the school linked to the Federal Rural University of Rio de Janeiro (UFRRJ), the Technical College of UFRRJ (CTUR). From the publication of law nº. 9,394/1996-Law of national education Bases and Guidelines (LDB), and Opinion nº. 04/99, who in his Art. 7º, item I and II, comes to modular courses, regulated by Decree nº 5.154/2004, the Technical College of UFRRJ reshaped its curriculum and offer modular courses and their subsequent array Technical course in Surveying, until then, it was offered at the Institute of Technology, in the form of an agreement with the FAPUR (Foundation for Support of Scientific and Technological Research of UFRRJ). It is a qualitative research, in the form of case study, where it is contested, too, the documentary analysis, field and that the problems addressed, historicist especially the cultural and socio-political aspects involved in the process based on the theoretical thinking, which adopt the dialectical epistemology. How to perform data collection support application of semi-structured questionnaires and interviews with teachers, students and administrators. The present study focuses on the technical course in Surveying, aiming at the identification of the profile of students seeking technical training. It has been found through interviews and questionnaires with the Faculty and students of the technical course in Surveying the changes were beneficial in their range, but there are problems that need to be resolved, such as the high dropout rates in the first module, the educational deficit from the poor quality of the formation of the secondary school, causing a low yield in the disciplines of technical knowledge |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12958 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado em Educação Agrícola |
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