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Tipo do documento: Dissertação
Título: Aspectos políticos e ideológicos do controle de acesso à internet no Campus Sombrio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense
Otros títulos: Political and ideological control of internet access in the Campus Sombrio of the Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense
Autor: Anderle, Daniel Fernando
Orientador(a): Souza, José dos Santos
Primeiro membro da banca: Arruda, Maria da Conceição Calmon
Segundo membro da banca: Macedo, Jussara Marques
Palabras clave: Gestão Educacional;Cotidiano Escolar;Internet;Educação Profissional;Ensino Técnico;Ensino Médio;Educational Management;Everyday School;Internet;Professional Education;Technical Education;High School
Área(s) do CNPq: Ciência da Computação
Idioma: por
Fecha de publicación: 18-nov-2011
Editorial: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citación: ANDERLE, Daniel Fernando. Aspectos políticos e ideológicos do controle de acesso à internet no Campus Sombrio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense. 2011. 138 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2011.
Resumen: O acesso à internet no cotidiano de instituições componentes da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica (RFEPT)é uma necessidade que extrapola a dimensão pedagógica, pois se estende à dimensão técnico-administrativa e comunicativa dos sujeitos da comunidade escolar. Os alunos que estudam em boa parte destas instituições precisam da internet não só como ferramenta pedagógica, mas também como ferramenta de sociabilidade, de lazer ou mesmo de informação. Entretanto, os setores responsáveis pela gestão deste tipo de serviço nas instituições da RFEPT costumam impor determinados limites e/ou regras de acesso à internet que nem sempre expressam igualdade de condições de acessibilidade. Essa desigualdade se expressa tanto na qualidade e potencialidade dos equipamentos como no controle do tempo de acesso e do conteúdo a ser consultado e depende do segmento escolar a que pertencem os sujeitos ou mesmo de sua posição na hierarquia institucional. Diante deste problema, tomamos como objeto de estudo os aspectos políticos e ideológicos do controle de acesso à internet no Campus Sombrio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense (IFC/Sombrio).Nosso objetivo é compreender a relação de poder expressa na gestão do acesso à internet desta instituição e suas implicações no trabalho educativo.Partimos da hipótese de que a gestão dos recursos de informática, em especial a definição dos perfis de acesso à internet, seguem a determinada configuração de relação de poder marcada pela falta de democracia, pela ausência de critério de equidade e por seu caráter excludente.O IFC é gerido de acordo com normas administrativas e diretrizes pedagógicas prescritas pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC), configurando-o como uma unidade similar aos demais 38 institutos federais espalhados pelo território nacional. Para o levantamento de dados, tomamos como instrumentos: a observação não participante; questionários fechados; entrevistas; e fontes bibliográficas primárias. Constatamos que existe confusão acerca das definições de acessibilidade na política de acesso. Não há regras claras de acesso e nem de acessibilidade sendo os alunos os mais prejudicados, pois são eles que possuem piores condições de acesso e sofrem com os bloqueios estabelecidos. Os bloqueios são realizados para garantir aumento da velocidade, a revelia dos gestores, exceto o responsável institucional pelas Tecnologias da Informação. O que podemos perceber é que as políticas são aplicadas para satisfazer a técnicos e docentes, já que apenas os alunos são submetidos a esses bloqueios. A título de conclusão, podemos afirmar que as tecnologias, em especial o acesso à internet, servem como “pano de fundo” para a materialização das relações de poder existente no IFC/Sombrio.
Abstract: The Internet access in the everyday of institutions of Federal Network of Professional Technological Education (RFEPT) is a necessity that goes beyond the educational dimension, as it extends to the technical-administrative and communicative subjects of the school community. Students that studies in most of these institutions need the Internet not only as a pedagogical tool but also as a tool of social, leisure or even information. However, the sectors responsible for managing this type of service in the institutions of RFEPT usually impose certain limitations and/or rules of Internet access that do not always express equal conditions of access. This inequality is expressed both in quality and capability of equipment to control the access time and content to be consulted and segment depends on the school subjects to which they belong or even their position in the institutional hierarchy. Faced with this problem, we take as the object of study the political and ideological control of internet access in the Sombrio Campus of Federal Institute of Education, Science and Technology Catarinense (IFC/Sombrio). Our goal is to understand the relationship of power expressed in the internet access management to the institution and its implications on educative work. We startet at the hypothesis that the management of IT resources, in particular the definition of profiles of Internet access, follow the specific configuration of power relations marked by the lack of democracy, absence of criteria of fairness and for his exclusive character. The IFC is managed in accordance with administrative regulations and guidelines prescribed by the Secretary of Pedagogical Vocational and Technological Education (SETEC), configuring as a similar unit to the other 38 federal institutes around the country. For data collection, we take as instruments: a non-participant observation, closed questionnaires, interviews, and primary literature sources. We found that there is confusion about the accessibility settings on the access policy. There are no clear rules of access and accessibility are not the most disadvantaged students, it is they who have poorer access conditions and suffer from blockages established. Locks are made to ensure increase in speed, the heads of the managers, except the institutional responsibility for Information Technology. What can we see in that policies are applied to meet the coaches and teachers, since students are only subject to these locks. In conclusion, we can say that the technologies, especially Internet access, serve as "background" for the materialization of power relations existing in the IFC/Sombrio.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12983
Aparece en las colecciones:Mestrado em Educação Agrícola

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