Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12987
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | Escola Municipal Terra de Educar: do projeto inicial à atualidade: descaminhos e possibilidades |
Other Titles: | Municipal School of Earth Education: the current home project: embezzlement and possibilities |
Authors: | Silva, Erika Aparecida de Paula |
Orientador(a): | Soares, Ana Maria Dantas |
Primeiro membro da banca: | Oliveira, Lia Maria Teixeira |
Segundo membro da banca: | Hora, Dayse Martins |
Keywords: | Ensino Agrícola;Educação Ambiental;Prática Pedagógica;Education agriculture;Environmental Education;Teaching Practice |
Área(s) do CNPq: | Educação |
Idioma: | por |
Issue Date: | 20-Dec-2010 |
Publisher: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Agronomia |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola |
Citation: | SILVA, Erika Aparecida de Paula. Escola Municipal Terra de Educar: do projeto inicial à atualidade: descaminhos e possibilidades. 2010. 90 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2010. |
Abstract: | O presente trabalho de dissertação tem por objetivo analisar os processos que levaram, no decorrer dos anos, a Escola Municipal Terra de Educar, localizada em Paracambi-RJ, a mudar sua finalidade de formação que inicialmente fora estruturada à educação agrícola, com vistas a repensar e a propor estratégias adequadas à realidade contemporânea. Partindo desse desafio, foi analisado o material bibliográfico e documental desde a implantação da escola. Observe-se que os desafios para as instituições educativas são complexos e intensos e nesse contexto a tarefa formativa assume um papel cada vez mais importante na perspectiva de uma dimensão que se contraponha à lógica mercadológica do mundo globalizado. A discussão permeia as metodologias e práticas da educação agrícola e ambiental, ressaltando a qualidade de vida como integrante da própria cidadania, numa ruptura dos moldes de uma visão excessivamente biologizada da questão ambiental, de vertente biológico-preservacionista que tem sido hegemônica e restrita a práticas descontextualizadas. O desafio é contribuir para o desenvolvimento político-pedagógico, visando a adequação às questões agrícolas e ambientais, numa reflexão do papel da instituição na comunidade rural, bem como propor estratégias que contribuam para ações efetivas de resgate da gene da escola: educação agrícola e ambiental. |
Abstract: | This dissertation work aims to investigate the processes that led, over the years, the Municipal School of Earth Education, based in Paracambi-RJ to keep out of their constitution potentially destined for agricultural education, with a view to contributing to the rethink their strategies and to propose appropriate to contemporary reality. Note that the challenges for educational institutions are complex and intense as the formative task in this context assumes an increasingly important from the perspective of a dimension that goes against the market logic of the globalized world. The discussion permeates the methodologies and practices of agricultural and environmental education, emphasizing the quality of life as a member of citizenship itself, breaking the mold of an overly biologized of environmental issues, preservation of biological-strand which has been hegemonic and restrictive practices decontextualized. The challenge is to contribute to the development of the teaching policy, aimed at adaptation to environmental and agricultural issues, a reflection of the institution's role in the rural community, and propose strategies to promote effective action to rescue the gene of the school: agricultural and environmental education. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12987 |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação Agrícola |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2010 - Érika Aparecida de Paula Silva.pdf | 6.25 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.