Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12991
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Construção coletiva de um processo de aprendizagem sobre a produção higiênica de leite em propriedades familiares do município de Santa Teresa - ES |
Otros títulos: | Construction of a collective learning process on the hygienic production of milk on family farms in the municipality of Santa Teresa-ES |
Autor: | Marcari Júnior, Luiz |
Orientador(a): | Abreu, João Batista Rodrigues de |
Primeiro membro da banca: | Abreu, João Batista Rodrigues de |
Segundo membro da banca: | Sanchez, Sanda Barros |
Terceiro membro da banca: | Albino, Sirlei de Fátima |
Palabras clave: | Aprendizagem;Conteúdos;Qualidade do Leite;Learning;Content;Quality Milk |
Área(s) do CNPq: | Educação |
Idioma: | por |
Fecha de publicación: | 14-mar-2013 |
Editorial: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Agronomia |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola |
Citación: | MARCARI JÚNIOR, Luiz. Construção coletiva de um processo de aprendizagem sobre a produção higiênica de leite em propriedades familiares do município de Santa Teresa - ES. 2013. 52 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola). Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2013. |
Resumen: | O presente trabalho tem como objetivo discutir a construção coletiva de um instrumento avaliativo da qualidade do leite, em um trabalho que congregou estudantes dos cursos de Agronomia e Técnico de Agropecuária do Instituto Federal do Espírito Santo – Campus Santa Teresa. Os participantes foram instigados a refletir e criar proposições que contribuíssem para a realidade da produção familiar leiteira e para a expansão da própria aprendizagem. Nesse sentido, trabalhou-se com a concepção da aprendizagem de conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais, tidos pelos próprios estudantes como necessários para sua formação profissional com qualidade. Além disso, efetivou-se uma prática de comunicação rural que contribuiu para a aproximação da escola com a realidade dos produtores rurais, por meio da produção de um conhecimento socialmente relevante. Desse modo, a avaliação coletiva da atividade de pesquisa concluiu que a mesma produziu um instrumento válido e de baixo custo para a qualidade do leite e, ao mesmo tempo, também um instrumento que ampliou o conhecimento dos estudantes e reforçou o papel social da escola. |
Abstract: | This presentation has as an objective to discuss the collective construction of a quality Milk avaliation instrument, a work in conjunction with agronomy and agropecuary technitian students from the Federal Institute of Espirito Santo (IFES), Santa Teresa campus. Participants were instigated to reflect and create propositions that would contribute to the reality of small family Milk production and to the expansion of knowledge itself. This way, it was used the conception of learning concept content, procedures and attitude, considered necessary by students for a quality Professional formation. Also, a practical rural communication was established to bring proximity between IFES campus and family production reality, by producing knowledge that was socially relevant. This way, research activity collective evaluation concluded that a valid instrument was produced at a low cost for quality of Milk and at the same time amplified students knowledge reinforcing IFES social role. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12991 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado em Educação Agrícola |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2013 - Luiz Marcari Junior.pdf | Documento principal | 2.35 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.