Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13010
Tipo do documento: Dissertação
Título: Um estudo sobre o atendimento educacional especializado para alunos com altas habilidades/superdotação na rede municipal de Angra dos Reis/RJ
Autor: Silva, Elissandra Paraíso da
Orientador(a): Pletsch, Márcia Denise
Primeiro membro da banca: Pletsch, Marcia Denise
Segundo membro da banca: Glat, Rosana
Terceiro membro da banca: Freitas, Soraia Napoleão
Palabras clave: Altas habilidades/Superdotação;Suplementação Pedagógica;Atendimento Educacional Especializado;High abilities/giftedness;educational supplementation;specialized educational services
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Fecha de publicación: 17-feb-2014
Editorial: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu
Instituto de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares
Citación: SILVA, Elissandra Paraíso da. Um estudo sobre o atendimento educacional especializado para alunos com altas habilidades/superdotação na rede municipal de Angra dos Reis/RJ. 2014. 121 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2014.
Resumen: O tema da inclusão escolar tem sido amplamente abordado nos debates contemporâneos na área de Educação Especial. A preocupação com o modelo praticado, bem como a problemática da formação específica, seja ela inicial ou continuada é alvo de vários debates, publicações e pesquisas. No tocante à educação dos alunos com altas habilidades/superdotação, o número de pesquisas realizadas tem se mostrado insuficiente, principalmente no que tange à abordagem das práticas pedagógicas voltadas para essa parcela da Educação. É em meio a este cenário que este trabalho busca analisar o papel do atendimento educacional especializado para o desenvolvimento da suplementação pedagógica, bem como as políticas e práticas utilizadas no processo de ensino aprendizagem desses sujeitos. O lócus da investigação é uma escola especializada da rede pública de ensino, localizada no Município de Angra dos Reis, no estado do Rio de Janeiro. Os participantes do estudo são cinco professores do segundo seguimento do Ensino Fundamental que atuam no atendimento educacional especializado, nas áreas de Matemática, Ciências, Texto e Artes Plásticas. Como referencial teórico será utilizado a teoria dos três anéis de Joseph Renzulli, dando ênfase ao processo de enriquecimento curricular. Para a realização da investigação optou-se pela pesquisa qualitativa com abordagem etnográfica, utilizando como instrumentos de coleta de dados a observação participante, a análise de documentos locais, e as entrevistas abertas e semiestruturadas. Os resultados entre outros aspectos, indicam que o AEE vinculado à secretaria Municipal de Educação favorece a organização estrutural do serviço e a formação dos professores, mas também traz alguns desafios como a restrição dos atendimentos e a falta de recursos adequados para atender o alunado com AH/SD.
Abstract: The issue of educational inclusion has been widely discussed in contemporary debates in the field of Special Education. The concern with the model used and the specific issue of training, whether initial or continued she is the target of several debates, publications and research. Regarding the education of students with high ability/gifted, the number of searches performed, has shown insufficient, especially regarding the approach of facing that portion of education teaching practices. It is within this background that this paper seeks to analyze the role of specialized educational services for the development of pedagogical supplementation, as well as policies and practices used in the teaching learning process of these subjects. The locus of research is a specialized public school education in the municipality of Angra Reis, State of Rio de Janeiro. Study participants are five teachers of the second follow-up of elementary school operating in specialized education in the areas of Mathematics, Science, Text and Visual Arts. Will be used as the theoretical framework to the theory of the three rings of Joseph Renzulli, emphasizing curriculum enrichment process. To carry out the research we opted for qualitative research with ethnographic approach, using as instruments for collecting data through participant observation, analysis of local documents, and open and semi-structured interviews. The results among others, indicate that the ESA linked to Municipal Secretary of Education promotes the structural organization of the service and the training of teachers, but also brings some challenges, including the restriction of visits and the lack of adequate resources to meet the pupils with AH/SD .
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13010
Aparece en las colecciones:Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
2014 - Elissandra Paraíso da Silva.pdf2.53 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.