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Tipo do documento: Dissertação
Título: O letramento e a educação ambiental nos contextos, diálogos e práticas do CAIC Paulo Dacorso Filho: limites e possibilidades.
Autor: Castro, Vanessa Monteiro
Orientador(a): Soares, Ana Maria Dantas
Primeiro membro da banca: Guimarães, Mauro
Segundo membro da banca: Paula, Lucilia Augusta Lino de
Palabras clave: Educação Ambiental;Formação de Educadores Ambientais;Práticas sociais;Environmental Education;Training of Environmental Educators;Social practices
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Fecha de publicación: 8-mar-2017
Editorial: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares
Citación: Castro, Vanessa Monteiro. O letramento e a educação ambiental nos contextos, diálogos e práticas do CAIC Paulo Dacorso Filho: limites e possibilidades.. 2017. 118 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ.
Resumen: Pensar Educação Ambiental no contexto escolar é pensar prioritariamente na formação do educador e nos currículos das escolas. A institucionalização da Educação Ambiental é uma realidade e com a sua chegada às unidades escolares é preciso argumentar que tipo de Educação Ambiental está presente na educação básica brasileira. Logo devemos investigar a formação do professor que será responsável por essa tarefa desde os anos iniciais da educação básica. A nossa discussão procura ter como foco o desenvolvimento crítico de uma formação de educadores contextualizada que se baseia no letramento, como prática social, difundindo saberes da leitura, escrita e rotinas diárias com a reflexão dos saberes sobre a sustentabilidade do Meio Ambiente para, assim, buscar a formação da consciência socioambiental e das práticas individuais dentro e fora da instituição escolar. Assim, considerou-se a prática escolar como uma aliada para repensarmos a formação e a preparação dos profissionais dos primeiros anos da educação básica tomando por base o Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente – CAIC Paulo Dacorso Filho, em Seropédica. Para embasar a discussão estabelecemos diálogos com autores defensores de uma educação ambiental crítica, de letramentos plurais e de práticas pedagógicas, entre outros. Acredita-se que o trabalho contribuirá com reflexões para o desenvolvimento de um Letramento Ambiental, que valoriza as práticas sociais e coletivas de uma educação critica e contextualizada com a realidade local.
Abstract: Thinking Environmental Education in the school context is to think primarily about educator training and school curriculum. The institutionalization of Environmental Education is a reality and with its arrival at school units, it is necessary to argue which kind of Environmental Education is present in Brazilian basic education. Therefore we must investigate the teacher training that will be responsible for this task from the earliest years of basic education. Our discussion is focused on the critical development of a contextualized educator training that is based on literacy, as a social practice, disseminating reading, writing and daily routines as reflections of knowledge about the sustainability of the environment, in order to achieve formation of socio-environmental awareness and individual practices inside and outside the school institution. This way, school practice was considered as an ally in rethinking the training and preparation of professionals in the first years of basic education, based on the Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente - CAIC Paulo Dacorso Filho, in Seropédica. To support the discussion we established dialogues with authors who defend critical environmental education, plural literacy and pedagogical practices, among others. It is believed that the work will contribute with reflections for the development of an Environmental Literacy, which values the social and collective practices of an education critical and contextualized with the local reality.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13021
Aparece en las colecciones:Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

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