Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13060
Tipo do documento: Dissertação
Título: Entre pergaminhos, magia e história: um estudo sobre o ensino de História na narrativa ficcional de Harry Potter
Otros títulos: Between scrolls, magic and history: A study on teaching History in the fiction Harry Potter story
Autor: Silva, Jenifer Cabral
Orientador(a): Azevedo, Patricia Bastos de
Primeiro membro da banca: Motta, Flávia Miller Naethe
Segundo membro da banca: Moraes, Luciene Maciel Stumbo
Palabras clave: Harry Potter;História;Ensino de História;Cronotopo;Paradigma Indiciário;Harry Potter;Story;Teaching History;Cronotope;Evidential Paradigm
Área(s) do CNPq: Ciências Humanas
Educação
História
Idioma: por
Fecha de publicación: 26-feb-2019
Editorial: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu
Instituto de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares
Citación: SILVA, Jenifer Cabral. Entre pergaminhos, magia e história: um estudo sobre o ensino de História na narrativa ficcional de Harry Potter. 2019. 115f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares). Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, RJ, 2019.
Resumen: A série infanto-juvenil Harry Potter criada pela autora britânica J.K. Rowling povoa a imaginação de crianças, jovens e adultos há quase duas décadas, sendo composta por sete livros. A narrativa é marcada pela presença e valorização da História e do Ensino de História e este aspecto peculiar instigou a existência desta pesquisa. Buscando compreender como estas marcas da História estão presentes na saga, elegeu-se como referencial teórico metodológico as contribuições de Bakhtin e suas reflexões sobre as ciências humanas e o método heurístico de Carlo Giznburg, denominado Paradigma Indiciário. A partir de uma leitura minuciosa dos livros que compõem a saga, análises foram tecidas e indicaram como a História se faz presente na narrativa ficcional e de que forma esta característica fomenta em seus leitores, reflexões sobre o seu próprio cotidiano e forma concepções de Escola, História e Ensino de História.
Abstract: The children's Harry Potter series created by the British author J.K. Rowling has populated the imagination of children, young people and adults for almost two decades, and is composed of seven books. The narrative is marked by the presence and appreciation of History and History Teaching and this peculiar aspect instigated the existence of this research. Seeking to understand how these marks of history are present in the saga, the contributions of Bakhtin and his reflections on the human sciences and, the heuristic method of Carlo Giznburg, denominated Evidential Paradigm, were chosen as methodological theoretical reference. From a detailed reading of the books that compose the saga, analyzes were woven and indicated how history is present in the fictional narrative and how this feature encourages in its readers, reflections on its own daily life and forms conceptions of School, History and History Teaching
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13060
Aparece en las colecciones:Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
2019 - Jenifer Cabral Silva.pdf2019 - Jenifer Cabral Silva1.46 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.