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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13064
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Na tropicália dos excluídos um projeto educacional se consolida: a Escola Proletária de Merity e o seu modelo de educação (1921-1964). |
Otros títulos: | In the tropicalia of the excluded an educational project is consolidated: merity's Proletarian School and its model of education (1921-1964). En la tropicália de los excluidos un proyecto educativo se consolida: la Escuela Proletaria de Merity y su modelo de educación (1921-1964). 2019. |
Autor: | Frescurato, Caruanã Guatara Oliveira |
Orientador(a): | Gouvêa, Fernando César Ferreira |
Primeiro membro da banca: | Gouvêa, Fernando César Ferreira |
Segundo membro da banca: | Coutinho, Maria Angélica da Gama Cabral |
Terceiro membro da banca: | Martins, Angela Maria Souza |
Palabras clave: | Baixada Fluminense;Escola Nova;Ensino Regional;Escola Proletária de Merity;Armanda Álvaro Alberto;Baixada Fluminense;New school;Regional Teaching;Proletarian School of Merit;Baixada Fluminense; ; ,;Escuela Nueva;Enseñanza Regional;Escola Proletária de Merity |
Área(s) do CNPq: | Educação |
Idioma: | por |
Fecha de publicación: | 18-abr-2019 |
Editorial: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu Instituto de Educação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares |
Citación: | FRESCURATO, Caruanã Guatara Oliveira. Na tropicália dos excluídos um projeto educacional se consolida: a Escola Proletária de Merity e o seu modelo de educação (1921-1964). 2019. 175 f.. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares). Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, RJ, 2019. |
Resumen: | Essa dissertação tem por objetivo investigar a criação, a trajetória e a consolidação do projeto pedagógico, político e educacional da Escola Proletária de Merity entre os anos de 1921 até o ano de 1964. Um celeiro de experiências e ideais revolucionários, no qual nasce em 13 de fevereiro de 1921, no seio da Baixada Fluminense, na Vila de Merity, hoje Duque de Caxias (RJ). É nessa tropicália, sob a direção de Armanda Álvaro Alberto, signatária do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, uma educadora que fez parte da Aliança Nacional Libertadora (ANL), Associação Brasileira de Educação (ABE) e da União Feminina do Brasil (UFB), que junto com diversos intelectuais e colabores, implanta um sistema de educação inovador naquela localidade, unindo educação e saúde, fortalecendo assim corpo e mente. A Escola Proletária adotando os métodos e referências do escolanovismo embarcam no ensino regional como parâmetro de ensino e ações para as suas práticas no dia a dia, servindo assim, como referencia pedagógica para outras instituições escolares no Brasil e na América Latina. Oferecendo para seus alunos merenda gratuita, fruto de diversas doações de moradores da região e da sua própria horta escolar, nos quais seus alunos participavam ativamente, desde o plantio até a colheita, acaba sendo reconhecida carinhosamente na região como Escola Mate com Angu. O projeto em seu molde original se encerra no fim do ano de 1964, pela não aceitação da incorporação da mesma na rede estadual de ensino do Rio de Janeiro, por ser tratar de uma ―escola de comunistas‖. |
Abstract: | This dissertation aims to investigate the creation, trajectory and consolidation of the pedagogical, political and educational project of the Proletarian School of Merity between the years of 1921 and 1964. A barn of experiences and revolutionary ideals, in which it was born in 13 of February 1921, in the heart of the Baixada Fluminense, in the village of Merity, today Duque de Caxias (RJ). It is in this tropicália, under the direction of Armanda Álvaro Alberto, a signatory of the Education New Pioneers Manifesto, an educator who was part of the National Liberation Alliance (ANL), the Brazilian Association of Education (ABE) and the Brazilian Women's Union (UFB), which along with several intellectuals and collaborators, implements an innovative education system in that locality, uniting education and health, thus strengthening body and mind. The Proletarian School adopting the methods and references of Escolanovismo embark on regional teaching as a parameter of teaching and actions for their practices in daily life, serving as a pedagogical reference for other school institutions in Brazil and Latin America. Offering to its students free lunch, fruit of several donations of local residents and their own school garden, in which their students participated actively, from planting to harvesting, ends up being affectionately recognized in the region as Mate School with Angu. The project in its original form ends at the end of the year 1964, for not accepting the incorporation of the same in the state education network of Rio de Janeiro, because it is a "school of communists". Esta disertación tiene por objetivo investigar la creación, la trayectoria y la consolidación del proyecto pedagógico, político y educativo de la Escuela Proletaria de Merity entre los años 1921 hasta el año 1964. Un granero de experiencias e ideales revolucionarios, en el que nace en 13 de febrero de 1921, en el seno de la Baixada Fluminense, en la Villa de Merity, hoy Duque de Caxias (RJ). En esta tropicália, bajo la dirección de Armanda Álvaro Alberto, signataria del Manifiesto de los Pioneros de la Educación Nova, una educadora que formó parte de la Alianza Nacional Libertadora (ANL), Asociación Brasileña de Educación (ABE) y de la Unión Femenina de Brasil (UFB) , que junto con diversos intelectuales y colabores, implanta un sistema de educación innovador en esa localidad, uniendo educación y salud, fortaleciendo así cuerpo y mente. La Escuela Proletaria adoptando los métodos y referencias del escolanovismo se embarcan en la enseñanza regional como parámetro de enseñanza y acciones para sus prácticas en el día a día, sirviendo así, como referencia pedagógica para otras instituciones escolares en Brasil y en América Latina. En el caso de los alumnos de la escuela, los alumnos de la escuela y los alumnos de la escuela, en los que sus alumnos participaban activamente, desde la plantación hasta la cosecha, acaba siendo reconocida cariñosamente en la región como Escuela Mate con Angu. El proyecto en su molde original se cierra a finales del año 1964, por la no aceptación de la incorporación de la misma en la red estatal de enseñanza de Río de Janeiro, por tratarse de una "escuela de comunistas". |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13064 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares |
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