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Tipo do documento: Dissertação
Título: Clima motivacional nas aulas de Educação física: um estudo de revisão sistemática da literatura recente
Título(s) alternativo(s): Motivational climate in Physical Education classes: a systematic review study of recent literature
Autor(es): Andrade, Francisco de Assis
Orientador(a): Santos, José Henrique dos
Primeiro membro da banca: Santos, José Henrique dos
Segundo membro da banca: Campeão, Márcia da Silva
Terceiro membro da banca: Anacleto, Francis Natally de A.
Palavras-chave: Clima Motivacional;Revisão Sistemática;Educação Física Escolar;Motivational Climate;Systematic Review;School Physical Education
Área(s) do CNPq: Educação
Educação Física
Idioma: por
Data do documento: 30-Ago-2017
Editor: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu
Instituto de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares
Citação: ANDRADE, Francisco de Assis. Clima motivacional nas aulas de Educação física: um estudo de revisão sistemática da literatura recente. 2017. 63 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2017.
Resumo: A Teoria de orientação as Metas (TOM) propõe que em ambientes de aprendizagem, o clima motivacional percebido pelos estudantes tem uma influência no comportamento dos alunos. Para as aulas de Educação Física (EF), esta teoria ganha relevo na medida em que incuta no docente um papel fundamental na predição de comportamentos positivos doas alunos, tanto nas aulas de EF quanto em atividades de tempo livre. A busca por instrumentos psicométricos que viabilizassem a mensuração do clima motivacional percebido pelos estudantes de EF brasileiros se mostrou ineficaz, necessitando de uma busca mais ampla, contundente e efetiva. Para este fim, a Revisão Sistemática de Literatura desponta com metodologia eficiente, que provê garantias de que os resultados foram esgotados em uma busca sistematicamente construída e auditada. Assim o objetivo do presente estudo é mapear e sintetizar a literatura científica disponível, nacional e internacional, nos últimos cinco a nos relativos à caracterização do clima motivacional nas aulas de educação físicas escola. A metodologia empregada foi à revisão sistemática de literatura com a utilização de metassíntese. As buscas foram feitas nas bases de dados Web of Science, Scopus, SportDiscus e PsycInfo. Os resultados encontrados mapearam que os principais instrumentos utilizados na literatura são o LAPOPECQ o PMCSQ-2 o PMCS e o EPCM com destaque especial para o LAPOPECQ e por ser mais frequente entre todos os instrumentos. Os estudos nacionais demostraram ser inexistentes no período analisado. Foi constatado que os trabalhos revisados apresentam instrumentos robustos e amplamente utilizados em nacionalidades distintas. A síntese dos resultados demonstrou que o clima motivacional quando percebido predominantemente para a tarefa pode desenvolver nos alunos de Educação física comportamentos de persistência e interesse. Deve-se ter especial atenção para com as meninas, pois estas apresentam menores índices de percepção do clima motivacional principalmente para o ego. Já com os meninos deve se ter cautela na abordagem para o rendimento, pois estes já apresentam elevados níveis de percepção do clima para o ego. A experiência profissional tem demostrado ser um fator importante para o manejo adequado do ambiente motivacional nas aulas de EF. Os princípios da abordagem baseada no modelo TARGET vêm sendo usados como parâmetro para a formação inicial de professores em outros países e devem ser o alicerce das aulas de EF comprometidas em criar climas motivacionais para aprendizagem. Os resultados encontrados permitem afirmar que a literatura recente referente ao clima motivacional percebido nas aulas de EF é unanime em afirmar a importância do professor na construção de climas motivacionais voltados para aprendizagem. Esta percepção do clima fomenta nos alunos os melhores comportamentos, do ponto de vista pedagógico além de sentimentos de satisfação com a prática que irão acompanha-lo durante toda a vida.
Abstract: The goal orientation theory (GOT) proposes that in learning environments, the motivational climate perceived by students has an influence on student behavior. For Physical Education (PE) classes, this theory gains importance in that it instills in the teacher a fundamental role in predicting positive behaviors of students, both in PE classes and in leisure activities. The search for psychometric instruments that enabled the measurement of the motivational climate perceived by Brazilian PE students proved ineffective, requiring a broader, more forceful and effective search. To this end, the Systematic Review of Literature emerges with efficient methodology, which provides guarantees that the results have been exhausted in a systematically constructed and audited search. Thus, the objective of the present study is to map and synthesize the available national and international scientific literature in the last five years related to the characterization of the motivational climate in the school physical education classes. The methodology used was the systematic review of literature using meta-synthesis. The search was done in the Web of Science, Scopus, SportDiscus and PsycInfo databases. The results found that the main instruments used in the literature are LAPOPECQ or PMCSQ-2 the PMCS and the EPCM with special emphasis for LAPOPECQ and for being more frequent among all the instruments. The national studies proved to be non-existent in the period under review. It was found that the revised papers present robust instruments widely used in different nationalities. The synthesis of the results showed that the motivational climate when perceived predominantly for the task can develop in Physical Education student’s behaviors of persistence and interest. Special attention should be paid to girls, since these have lower rates of perception of the motivational climate mainly for the ego. With the boys, caution should be exercised in the approach to income, since this already presents high levels of perception of the climate for the ego. Professional experience has proven to be an important factor in the proper management of the motivational environment in PE classes. The principles of the TARGET model approach have been used as a parameter for initial teacher training in other countries and should be the foundation of PE classes committed to creating motivational climates for learning. The results show that the recent literature regarding the motivational climate perceived in PE classes is unanimous in affirming the importance of teachers in the construction of motivational climates aimed at learning. This perception of the climate fosters in students the best behaviors, from a pedagogical point of view, besides feelings of satisfaction with the practice that will accompany it throughout life.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13082
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

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