Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13117
Tipo do documento: Dissertação
Título: Pedagogia da imagem: O cinema conectando culturas juvenis
Autor: Conceição, Rafaela Rodrigues da
Orientador(a): Berino, Aristóteles de Paula
Primeiro membro da banca: Fernandes, Adriana Hoffmann
Segundo membro da banca: Costa, Ana Valéria de Figueiredo da
Palabras clave: Educação;Juventudes;Pedagogia da Imagem;Education;Youth;Education Image
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Fecha de publicación: 27-feb-2013
Editorial: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares
Citación: CONCEIÇÃO, Rafaela Rodrigues da. Pedagogia da imagem: O cinema conectando culturas juvenis. 2013. 94 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica.
Resumen: Partindo do campo dos Estudos Culturais desenvolvo, ao longo deste trabalho, uma análise das contribuições que a pedagogia da imagem oferece para se pensar as culturas juvenis contemporâneas, visto que esta é de suma importância para o entendimento sobre as intervenções imagéticas, especificamente o cinema, que perduram sobre as juventudes circulantes, compreendendo que tais discussões propiciarão para um olhar diferenciado sobre as representações e os deslocamentos que os jovens têm configurado, no sentido de integrar e relacionar as suas vastas redes de visualidades. Isto é, um estudo que pretende desvendar a partir dos estudos com/dos cotidianos as constantes representações, identificações, expressões e significações que os jovens realizam mediante sua ligação com o cinema, na medida em que este interliga e conecta as múltiplas culturas juvenis existentes. Vale ressaltar, que as questões abordadas nesta dissertação, estão intimamente ligadas aos estudos do Grupo de Pesquisa Estudos Culturais em Educação e Arte (UFRRJ/UERJ).
Abstract: From the field of Cultural Studies develop along this work, an analysis of the contributions that pedagogy image offers for thinking contemporary youth cultures, since this is of paramount importance for the understanding of imagery interventions, specifically film, that last about youths circulating, including that such discussions will provide for a different look on the representations and displacements that young people have set up, in order to integrate and relate their vast networks of visualities. This is a study that aims to unravel from studies with / the constants of everyday representations, identifications, expressions and meanings that young people carry through their connection with the film, in that it connects the multiple interconnects and youth cultures. It is worth noting that the issues addressed in this dissertation, are closely linked to the studies of the Research Group in Cultural Studies and Art Education (UFRRJ / UERJ).
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13117
Aparece en las colecciones:Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
2013 - Rafaela Rodrigues da Conceição.pdf2013 - Rafaela Rodrigues da Conceição3.14 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.