Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13120
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | O professor da EJA e a educação das relações étnico-raciais - ERER’s |
Otros títulos: | The teacher in EJA and the education of racial-ethnic relations - ERER’s |
Autor: | Jeronimo, Bruna de Oliveira |
Orientador(a): | Siss, Ahyas |
Primeiro membro da banca: | Nogueira, Renato |
Segundo membro da banca: | Ribeiro, Ana Paula Alves |
Palabras clave: | Youth and Adults students;Education of Racial-Ethnic Relations;Educação de Jovens e Adultos;Educação das Relações Étnico-Raciais;DiretrizesCurriculares;Curricular Guidelines |
Área(s) do CNPq: | Educação |
Idioma: | por |
Fecha de publicación: | 29-feb-2016 |
Editorial: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares |
Citación: | Jeronimo, Bruna de Oliveira. O Professor da EJA e a educação das relações étnico-raciais - ERER’s. 2016. 126 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2016. |
Resumen: | Nesta pesquisa, abordo a formação docente para a Educação de jovens e Adultos (EJA) e discuto sobre a necessidade de identificar e analisar se os professores que trabalham com esta modalidade em determinada escola do município de Volta Redonda exercem suas atividades docentes nas perspectivas da Lei 10.639/2003 e das Diretrizes Curriculares Para a Educação das Relações Étnico-Raciais. Para este fim, dediquei-me a historicizar a implantação da EJA, identificar e caracterizar as habilidades e competências exigidas para um professor do EJA, caracterizar as relações existentes entre a EJA, seus professores e as ERERs e entender qual a importância que os professores dessa modalidade de ensino concedem às Diretrizes Curriculares para a Educação das Relações Étnico-Raciais e como ela se manifesta no “chão da escola”. A partir dessas ações, busquei identificar se há ou não estratégias políticas de qualificação docente na SME de Volta Redonda voltadas para a implantação da Lei 10.639/2003 naquele município |
Abstract: | This research is about teacher training for Youth and Adults studentes and the need to identify and analyze if the teachers who work with this modality at a given school in Volta Redonda carry out their teaching activities from the perspectives of law 10.639/2003 and the Curricular Guidelines for the Education of Racial-Ethnic Relations. For this purpose, I dedicated myself to historicizing the implementation of adult education, identifying and characterizing the skills and competencies required for a teacher of adult education, characterizing the relationship between the students, their teachers and ERERs and understanding how important teachers in this type of education grant to the Curriculum Guidelines for the Education of Racial-Ethnic Relations and how it manifests on the "ground of the school". From these actions, I sought to identify if there are political strategies for teaching qualification at SME in Volta Redonda focused on the implementation of Law 10.639/2003 in that city |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13120 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016 - Bruna de Oliveira Jeronimo.pdf | Documento principal | 741.11 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.