Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13141
Tipo do documento: Dissertação
Título: O ensino de música como fortalecedor das leis nos10.639/03 e 11.645/08 nos anos iniciais da educação básica
Otros títulos: Music teaching as a strengthener of laws n. 10639 and 11645 in the early years of basic education
Autor: Medeiros, Fabricia Cristina Araujo de Souza
Orientador(a): Santos Junior, Renato Nogueira dos
Primeiro membro da banca: Santos Junior, Renato Nogueira dos
Segundo membro da banca: Siss, Ahyas
Terceiro membro da banca: Câmara, Andrea Albuquerque Adour da
Quarto membro da banca: Alves, Luciana Pires
Palabras clave: Ensino de Música;Educação;Afroperspectividade;Music teaching;Education;Afroperspectivity
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Fecha de publicación: 28-abr-2021
Editorial: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu
Instituto de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares
Citación: MEDEIROS, Fabricia Cristina Araujo de Souza. O ensino de música como fortalecedor das leis nos10.639/03 e 11.645/08 nos anos iniciais da educação básica. 2021. 138 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, RJ, 2021.
Resumen: A presente dissertação tem como objetivo a investigação da produção de trabalhos acadêmicos sobre o ensino de música e a demanda legal pertinente às relações étnico- raciais na educação, demandadas pelas Leis nos 10.639 e 11.645. A pesquisa foi realizada na Plataforma Sucupira, principal repositório de trabalhos acadêmicos das pós-graduações, com objetivo de investigar o quantitativo de dissertações e teses sobre o tema proposto. A análise considera que o preconceito sobre matrizes de conhecimento não europeias, afasta o olhar dos professores de música para práticas musicais e aulas que contemplem a história e a cultura, principalmente, a afro-brasileira. Os dados levantados foram analisados considerando a produção acadêmica sobre o tema, finalizando em uma proposta de um programa para o ensino de música, baseado Afroperspectividade.
Abstract: This dissertation aims to investigate the production of academic papers on music education and the legal demand pertaining to ethnic-racial relations in education, demanded by Laws 10.639 and 11.645. The research was carried out at Plataforma Sucupira, the main repository of postgraduate academic works, with the aim of investigating the number of dissertations and theses on the proposed topic. The analysis considers that the prejudice about non-European knowledge matrices, diverts the gaze of music teachers to musical practices and classes that contemplate history and culture, especially Afro-Brazilian. The data collected were analyzed considering the academic production on the subject, ending in a proposal for a program for music education, based on Afroperspectivity.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13141
Aparece en las colecciones:Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
2021 - Fabricia Cristina Araujo de Souza Medeiros.Pdf1.5 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.