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Tipo do documento: Dissertação
Título: Caminhos entrelaçados na escrevivência: a trajetória de mulheres pretas egressas do PARFOR/UFRRJ
Título(s) alternativo(s): Paths intertwined in riting: the trajectory of black women egressas do PARFOR/UFRRJ
Autor(es): Santos, Aline Pereira Botelho dos
Orientador(a): Azevedo, Patrícia Bastos de
Primeiro membro da banca: Azevedo, Patricia Bastos de
Segundo membro da banca: Santos, Ana Maria Marques
Terceiro membro da banca: Cabral, Maria Aparecida
Palavras-chave: Escrevivências;Exprevivências;Mulheres Pretas;PARFOR;Formação de professores;Memória;Escrevivências;Exprevivências;Black Women;PARFOR;Teacher training;Memory
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Data do documento: 26-Fev-2022
Editor: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares
Citação: SANTOS, Aline Pereira Botelho dos. Caminhos entrelaçados na escrevivência: a trajetória de mulheres pretas egressas do PARFOR/UFRRJ. 2022. 118 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, 2022.
Resumo: O presente trabalho buscou refletir sobre os caminhos vividos por quatro mulheres, egressas do PARFOR do curso de Pedagogia do ano 2010, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, recuperando memórias de diferentes momentos formativos, desde alfabetização até a conclusão de seu curso. Tais memórias foram concebidas e analisadas a partir do tripé metodológico composto pela da escrevivências de Conceição Evaristo (1994), do Paradigma indiciário de Carlo Ginzurb (1992) e das Memórias Subterrâneas de Michel Pollak (1989). Assim, com um pouco da vida das egressas derramada em nossa pesquisa, inconsciente ou conscientemente, identifica-se a escrevivência emergir, misturando-se a tantas outras “Exprevivências”: caminhos cruzados em narrativas que formam a escrevivências. Através desses armazenamentos de saberes, muitas vezes silenciados, destacamos os passos que foram trilhados ao longo da pesquisa, nomeando-os como: „Becos de lutas‟‟, „A formação de professores como prática insurgente‟, „Entre becos e memórias: o rumo de cada história‟, „Lugar de garimpo e construções: passos que constroem o percurso metodológico‟. É necessário pontuar que a pesquisa inicialmente trataria apenas das escrevivência da egressas, contudo em seu desenvolvimento o estudo se misturou as escrevivências da autora formando assim uma união de experiências cruzadas. A pesquisa fundamenta-se em compreender as trajetórias que culminaram no emancipatório ingresso das egressas ao nível superior, através do programa PARFOR. Nesse sentido, as narrativas vão sendo analisadas partir das Políticas Públicas que deram origem a inserção de professores e professoras na universidade pública. Para além, o conceito de Interseccionalidade se faz presente durante todo o decorrer do texto, pois é um Feminismo que abarca justamente a luta aguerrida de mulheres como as egressas do PARFOR. Por fim, a pesquisa discute através da roda de conversa, as experiências formativas vividas pelas egressas, compreendendo suas histórias de vida, seus movimentos de resistência, seus atravessamentos teóricos na tessitura singular do fazer-se mulher Preta na contemporaneidade.
Abstract: The present work sought to reflect on the paths lived by four women, who graduated from PARFOR from the Pedagogy course of the year 2010, at the Federal Rural University of Rio de Janeiro, recovering memories of different formative moments, from literacy to the conclusion of their course. Such memories were conceived and analyzed from the methodological tripod composed of the writings of Conceição Evaristo (1994), of the evidential paradigm of Carlo Ginzurb (1992) and of the Underground Memories of Michel Pollak (1989). Thus, with a little of the life of the graduates poured into our research, unconsciously or consciously, we identify the emerging writing, mixing with so many other “Experiences”: paths crossed in narratives that form the writing. Through these stores of knowledge, often silenced, we highlight the steps that were taken throughout the research, naming them as: 'Alleys of struggles'', 'Teacher training as an insurgent practice', 'Between alleys and memories: the direction of each story', 'Place of mining and constructions: steps that build the methodological path'. It is necessary to point out that the research would initially deal only with the writings of the graduates, however in its development the study mixed the writings of the author, thus forming a union of crossed experiences. The research is based on understanding the trajectories that culminated in the emancipatory entry of graduates to higher education through the PARFOR program. In this sense, the narratives are being analyzed from the Public Policies that gave rise to the insertion of professors in the public university. Furthermore, the concept of Intersectionality is present throughout the course of the text, as it is a Feminism that encompasses precisely the fierce struggle of women such as PARFOR graduates. Finally, the research discusses, through the conversation circle, the formative experiences lived by the graduates, understanding their life stories, their resistance movements, their theoretical crossings in the unique fabric of becoming a Black woman in contemporary times.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13153
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

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