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Tipo do documento: Dissertação
Título: Grupo Globo e a crítica conservadora ao I PEE-CIEP: conflitos nos campos educacional, político e da produção cultural
Otros títulos: Grupo Globo and the conservative criticism of the I PEE-CIEP: conflicts in the educational, political and cultural production fields
Autor: Lemos, André de Souza
Orientador(a): Masson, Máximo Augusto Campos
Primeiro membro da banca: Masson, Máximo Augusto Campos
Segundo membro da banca: Santos, Ramofly Bicalho dos
Terceiro membro da banca: Faria, Lia
Palabras clave: Campo Social;I PEE-CIEP;Grupo Globo;Social Field;Globo Group
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Fecha de publicación: 28-feb-2023
Editorial: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu
Instituto de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares
Citación: LEMOS, André de Souza. Grupo Globo e a crítica conservadora ao I PEE-CIEP: Conflitos nos campos educacional, político e da produção cultural. 2023. 169 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, RJ, 2023.
Resumen: O trabalho analisa o comportamento crítico do Grupo Globo (antes Organizações Globo) ao Primeiro Programa Especial Educação dos Centros Integrados de Educação Pública (I PEE - CIEP), ocorrido no período do primeiro governo do Leonel Brizola, 1983-1987, no Rio de Janeiro. Emprega-se como referencial teórico os conceitos sociológicos de Pierre Bourdieu e procura-se incorporar elementos da teoria da hegemonia de Antônio Gramsci. Utilizou-se também elementos dos debates relativos à “teoria da dependência”, à “teoria do conhecimento” (de inspiração frankfurtiana), e à sociologia da educação brasileira. Ou seja, conceitos e debates que ajudam a identificar os determinantes da atuação do Grupo Globo, correlatos ao seu campo social, inerentes a sua expansão de poder político e econômico a nível nacional, resultando no domínio da indústria cultural. Prima-se, contudo, por não relegar a importância do setor cultural na sua vasta atividade (inclusive econômica), seja nos âmbitos de produção, disseminação ou arte, e nem fazer juízo de valor dos funcionários do Grupo Globo, nos diversos segmentos, do jornalismo aos auditórios, pois ela é uma empresa precisamente fonte de trabalho e renda. Procura-se contextualizar o conflito entre o Grupo Globo e o governo Leonel Brizola, considerando as características do campo político brasileiro em momentos finais da ditadura militar, em que se delineiam diferentes visões políticas e econômicas sobre os rumos possíveis do país. Realizou-se exaustivo levantamento de matérias jornalísticas, inclusive editoriais, de O Globo sobre o I PEE-CIEP a partir, principalmente, do próprio Acervo Digital de O Globo. Foram contatados e entrevistados agentes sociais atuantes no I PEE-CIEP e no setor de comunicação do primeiro governo Leonel Brizola, que para além de relatarem a experiência, indicaram bibliografia, documentos e matérias da mídia alternativa. Os resultados da pesquisa evidenciam um comportamento crítico nas centenas de matérias do jornal O Globo dirigidas ao I PEE – CIEP, com argumento mais geral relacionado a “má” eficiência da gestão pública, visando desqualificar o modelo de ensino público que se demonstrava contrário aos seus interesses em dois sentidos preponderantes, ainda que indiretos, o de incorporar uma pedagogia socialmente crítica e por consequência gerar maior resiliência cultural na nova geração carioca. Por consequência, e, simultaneamente ao resultado imediato, cristalizou-se o antagonismo entre a mídia hegemônica e a educação pública de qualidade, ou mais diretamente entre a indústria cultural e a educação popular.
Abstract: The work analyzes the critical behavior of Grupo Globo (formerly Organizações Globo) towards the First Special Education Program of the Integrated Public Education Centers (I PEE - CIEP), which took place during the first Leonel Brizola government, 1983-1987, in Rio de Janeiro. Pierre Bourdieu's sociological concepts are used as a theoretical framework and an attempt is made to incorporate elements of Antônio Gramsci's theory of hegemony. Elements of debates related to the “theory of dependency”, the “theory of knowledge” (inspired by Frankfurt) and the sociology of Brazilian education were also used. That is, concepts and debates that help to identify the determinants of Grupo Globo's performance, correlated to its social field, inherent to its expansion of political and economic power at the national level, resulting in the dominance of the cultural industry. It strives, however, for not relegating the importance of the cultural sector in its vast activity (including economic activity), whether in the spheres of production, dissemination or art, nor making a value judgment of Grupo Globo employees, in the various segments, of the journalism to audiences, as it is precisely a source of work and income. It seeks to contextualize the conflict between Grupo Globo and the Leonel Brizola government, considering the characteristics of the Brazilian political field in the final moments of the military dictatorship, in which different political and economic views on the possible paths of the country are outlined. An exhaustive survey was carried out of journalistic articles, including editorials, by O Globo about the I PEE-CIEP, based mainly on O Globo's own Digital Collection. Social agents active in the I PEE-CIEP and in the communication sector of the first Leonel Brizola government were contacted and interviewed, who, in addition to reporting the experience, indicated bibliography, documents and materials from the alternative media. The research results show a critical behavior in the hundreds of articles in the newspaper O Globo addressed to the I PEE - CIEP, with a more general argument related to the "poor" efficiency of public management, aiming to disqualify the model of public education that proved to be contrary to its interests in two preponderant, albeit indirect, directions, that of incorporating a socially critical pedagogy and consequently generating greater cultural resilience in the new generation in Rio de Janeiro. Consequently, and simultaneously with the immediate result, the antagonism between the hegemonic media and quality public education, or more directly between the cultural industry and popular education, crystallized.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13160
Aparece en las colecciones:Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

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