Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13162
Tipo do documento: Dissertação
Título: Que é ser uma Professora Articuladora? Conheça a ti mesma
Otros títulos: What does it mean to be an Articulating Teacher? Know thyself
Autor: Ferreira, Danielle Milioli
Orientador(a): Carvalho, Carlos Roberto de
Primeiro membro da banca: Carvalho, Carlos Roberto de
Segundo membro da banca: Silva, Rosana Pinto Plasa
Terceiro membro da banca: Cruz, Letícia Santos da
Palabras clave: Educação Infantil;professora articuladora;experiências de vida;Early Childhood Education;articulating teacher;life experiences
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Fecha de publicación: 28-feb-2023
Editorial: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu
Instituto de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares
Citación: FERREIRA, Danielle Milioli. Que é ser uma Professora Articuladora? Conheça a ti mesma. 2023. 120 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, RJ, 2023.
Resumen: A Intenção deste texto é o de desvelar minhas experiências enquanto Professora Articuladora. Experiências vividas por mim no Espaço de Desenvolvimento Infantil (EDI) em uma das unidades da rede Municipal de Ensino do Rio de Janeiro. Neste pretendi registrar, examinar, identificar praticas pedagógicas favoráveis à boa convivência que assegurem seja na ciência, seja na arte os direitos inalienáveis da criança que está sob nossa responsabilidade. Dada a magnitude e a importância da questão, fui impelida a refletir sobre o meu próprio oficio e papel social: a de ser-estar-sendo no meu sendo uma “professora articuladora”. Mas que é ser? Como se chega a ser que se é...? A dissertação nasce, então, da questão do ser. Que é ser? Da pergunta sobre o ser também nasce o método intuitivo, introspectivo, imanente- método fenomenológico que nos obriga a uma decisão, qual seja: ver as coisas mesmas, nelas mesmas, sem a priores... Foi assim que tudo começou a fazer sentido, a ter um sentido... um caminho de pensamento na e com a linguagem.
Abstract: The intention of this text is to reveal my experiences as an Articulating Teacher. Experiences lived by me in the Child Development Space (EDI) in one of the units of the Municipal Education Network in Rio de Janeiro. In this one, I intended to register, examine, identify pedagogical practices favorable to good coexistence that ensure, whether in science or in art, the inalienable rights of the child that is under our responsibility. Given the magnitude and importance of the issue, I was impelled to reflect on my own profession and social role: that of being-being-being in mine, being an “articulating teacher”. But what is to be? How does one come to be that one is...? The dissertation is born, then, from the question of being. What is to be? From the question about being, the intuitive, introspective, immanent method is also born - phenomenological method that forces us to a decision, namely: to see the things themselves, in themselves, without a priores... That's how everything started to make sense, to have a meaning... a way of thinking in and with language.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13162
Aparece en las colecciones:Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
2023 - Danielle Milioli Ferreira.Pdf1.83 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.