Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13166
Tipo do documento: Dissertação
Título: Reação e consentimento ao gerencialismo na gestão do trabalho escolar por parte de docentes do CIEP Brizolão 175 José Lins do Rego
Título(s) alternativo(s): Reaction consent to managerialism in the school work management for part of teachers of CIEP Brizolão 175 José Lins do Rego
Autor(es): Ribeiro, Léo Manso
Orientador(a): Souza, José dos Santos
Primeiro membro da banca: Souza, José dos Santos
Segundo membro da banca: Lamosa, Rodrigo de Azevedo Cruz
Terceiro membro da banca: Macedo, Jussara Marques de
Palavras-chave: Educational Management;Pedagogical Work Management;Managerialism;School Management;Professor Reaction;Gestão Educacional;Gestão do Trabalho Pedagógico;Gerencialismo;Gestão Escolar;Reação Docente
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Data do documento: 23-Fev-2016
Editor: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu
Instituto de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares
Citação: RIBEIRO, Léo Manso. Reação e Consentimento ao Gerencialismo na Gestão do Trabalho Escolar por Parte de Docentes do CIEP Brizolão 175 José Lins do Rego. 2016. 109 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação / Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Nova Iguaçu - RJ, 2016.
Resumo: Consideramos que o modelo de gerenciamento da educação apresentado pelo governo do Estado do Rio de Janeiro transfere aos professores toda a responsabilidade pelos problemas enfrentados na educação. A lógica estabelecida por este novo paradigma é fundamentada numa visão produtivista e não estabelece uma proposta de educação pública orientada por uma prática emancipadora, ou seja, que permita aos estudantes compreender a sua realidade, demonstrando apenas preocupação com a melhora dos índices apresentados pela rede estadual de ensino nas avaliações estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC). A escolha por essa pesquisa demonstra nosso interesse em contribuir com as investigações sobre o atual modelo de gestão escolar da Rede Estadual de Ensino do Rio de Janeiro que determina uma reestruturação no trabalho dos professores. A relevância desta pesquisa direciona-se à ampliação do conhecimento a respeito das reações que os docentes do Ciep Brizolão 175 José Lins do Rego possuem em relação à implantação do gerencialismo como novo paradigma da gestão do trabalho escolar na Rede Estadual de Educação do Estado do Rio de Janeiro. Para levantamento de dados, nos utilizamos dos seguintes instrumentos: análise de fontes bibliográficas primárias; análise de fontes secundárias; aplicação de um questionário com questões abertas e de múltipla escolha (fechadas); entrevista com informante-chave e um diário de campo. Constatamos que o significado social, político e econômico deste novo paradigma de gestão do trabalho escolar, busca conduzir os estudantes (trabalhadores) a uma conformação em relação a estrutura da sociedade contemporânea. E, em função disso, um número expressivo de professores como também da equipe gestora, possuem enormes críticas à implantação da GIDE em decorrência dela privilegiar os resultados a serem alcançados no IDEB ao invés de procurar desenvolver um modelo de gestão que forneça aos estudantes a capacidade de tornarem-se indivíduos emancipados.
Abstract: We believe that the education management model presented by the government of Rio de Janeiro State transfers to teachers all responsibility for problems faced in education. The logic established by this new paradigm is based on a productivist vision and does not establish a proposal for public education guided by an emancipatory practice, that is, to enable students to understand their reality, showing only concern with the improvement of the indexes provided by the state network teaching the assessments established by the Ministry of Education (MEC). The choice for this research demonstrates our interest in contributing to the investigation into the current model of school management of the State Schools of Rio de Janeiro that determines restructuring the work of teachers. The relevance of this research directs to the expansion of knowledge about the reactions that teachers of Ciep Brizolão 175 José Rego Lins have in relation to the implementation of managerialism as a new paradigm of management of school work in the State Network of Rio State Education from January. For data collection, we use the following instruments: analysis of primary literature sources; analysis of secondary sources; application of a questionnaire with open questions and multiple choice (closed); interviews with key informants and field diary. We find that the social, political and economic management of this new paradigm of school work, conduct search students (workers) a conformation regarding the structure of contemporary society. And because of this, a significant number of teachers as well as the management team, have huge critical to the implementation of GIDE due to her focus the results to be achieved in IDEB instead of seeking to develop a management model that provides students the ability to become emancipated individuals.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13166
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016 - Léo Manso Ribeiro.pdfDocumento principal1.99 MBAdobe PDFThumbnail
Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.