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Tipo do documento: Dissertação
Título: Quando a questão racial se torna conversa com uma turma de educação infantil
Título(s) alternativo(s): Quando a cuestión racial se torna conversa con una turma de educación infantil
Autor(es): Lima, Ilka Monique da Costa
Orientador(a): Motta, Flavia Miller Naethe
Primeiro membro da banca: Carvalho, Carlos Roberto de
Segundo membro da banca: Nascimento, Anelise Monteiro do
Terceiro membro da banca: Passos, Mailsa Carla Pinto
Palavras-chave: Lei Federal nº 10639/03;Práticas antirracistas;Criança negra;Educação Infantil;la Ley Federal Nº 10639/03;prácticas antirracistas;niño negro;Educación Infantil
Área(s) do CNPq: Ciências Humanas
Idioma: por
Data do documento: 19-Jan-2017
Editor: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Educação
Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares
Citação: LIMA, Ilka Monique da Costa. Quando a questão racial se torna conversa com uma turma de educação infantil. 2017. 80 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica-RJ
Resumo: É com muito gosto que a presente pesquisa tem como objetivo convidar o leitor a pensar como estão sendo dadas as interações entre crianças da Educação Infantil numa escola da baixada fluminense, tendo como plano de fundo o desenvolvimento de práticas antirracistas orientadas pela Lei Federal nº 10639/03. Trabalhando assumidamente o diálogo com uma perspectiva sociocultural, este estudo parte ainda da metodologia do “encontro” com nossos sujeitos, discorrendo sobre o que aconteceu quando a questão racial se tornou conversa na sala de aula trazendo consigo a questão de qual é o impacto do que é ser criança e ser negra, na relação: Eu e o Outro. Dialogando com intelectuais pós-coloniais importantes, principalmente, Bhabha (1998) e Fanon (2008) é abordada a questão da diferença. A especificidade do se fazer pesquisa com crianças orienta-se pelos estudos de Kramer (2007), Motta e Frangella (2013) e Spivak (2010). Diante a necessidade de transitar entre o cronotopo da sala de aula, admite-se a especial inspiração em pesquisas bakhtinianas no que se refere ao conceito de exotopia e relevância da tríplice articulação entre ética, estética e vida. A certeza da incompletude deste trabalho traz o desejo por seu aprofundamento e extensão em muitos outros textos acadêmicos que esperançosamente possam contribuir, de alguma maneira, a um país mais tolerante a toda pluralidade que o compõe
Abstract: Es con gran placer que esta investigación pretende invitar al lector a pensar que se les está dando las interacciones entre los niños de jardín de infantes en una escuela en la Baixada Fluminense, con el trasfondo del desarrollo de las prácticas antirracistas guiada por la Ley Federal Nº 10.639 / 03. Trabajando abiertamente diálogo con una perspectiva sociocultural, este estudio también forma parte de la metodología de "encuentro" con nuestros sujetos, hablando de lo que ocurrió cuando el problema de la raza se ha convertido en una conversación en el aula con lo que la pregunta de cuál es el impacto de ese que es ser un niño y ser negro, en la relación: Yo y el Otro. Dialogar con importantes intelectual es poscoloniales, principalmente Bhabha (1998) y Fanon (2008) se aborda la cuestión de la diferencia. La especificidad de hacer investigación con niños se guía por los estudios Kramer (2007), Motta y Frangella (2013) y Spivak (2010). Ante la necesidad de moverse entre el cronotopo del aula, se asume la inspiración especial enlainvestigación Bakhtiniano en relación con el concepto de exotopy y la pertinencia de la triple articulación de ética, estética y la vida. La certeza de lo incompleto de este trabajo trae el deseo de un mayor desarrollo y extensión en muchos otros textos académicos que se espera que puedan contribuir de alguna manera a un país más tolerante toda pluralidad que lo componen
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13167
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

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