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Tipo do documento: Dissertação
Título: Revista África e Africanidades: educação antirracista na perspectiva de docentes da educação básica
Autor(es): Santos, Nágila Oliveira dos
Orientador(a): Sales, Sandra Regina
Primeiro membro da banca: Sales, Sandra Regina
Segundo membro da banca: Oliveira, Luiz Fernandes de
Terceiro membro da banca: Monteiro, Rosana Batista
Palavras-chave: decolonial education;critical intersectionality;law 10.639/2003;Basic Education teachers;Revista África e Africanidades;educação decolonial;interseccionalidade crítica;lei 10.639/2003;docentes da Educação Básica.
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Data do documento: 23-Fev-2017
Editor: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu
Instituto de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares
Citação: SANTOS, Nágila Oliveira dos. Revista África e Africanidades: educação antirracista na perspectiva de docentes da educação básica. 2017. 178 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares). Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu / Instituto de Educação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2017.
Resumo: O presente estudo tem por objetivo analisar a produção dos docentes da Educação Básica, publicada na Revista África e Africanidades, no período de 2008 e 2016, no que se refere a uma perspectiva de educação antirracista, intercultural e decolonial sobre história e cultura africana e afro-brasileira destacando os desafios e possibilidades de aplicação da lei 10.639/2003. Parte da hipótese de que o conteúdo da Revista África e Africanidades se apresenta enquanto uma importante fonte de informação e divulgação sobre as temáticas africanas e afro-brasileiras, fato este potencializado por uma política editorial de valorização da participação de docentes da Educação Básica compreendidos enquanto produtores de um conhecimento invisibilizado pelas universidades em razão dos resquícios da colonialidade. O uso de descritores e categorização nortearam a análise das produções docentes. A pesquisa revelou que a desconstrução do mito da democracia racial no Brasil, críticas e as possibilidades teórico-práticas de superação do racismo epistêmico no interior do espaço escolar, as fragilidades do poder público na aplicação da lei 10.639/2003, a valorização da estética e a ressignificação da corporeidade negra, a intolerância religiosa são temas recorrentes na abordagem dos docentes da Educação Básica. Cabe ainda destacar que na perspectiva dos docentes a reconstrução da identidade e o reconhecimento dos valores e saberes negros perpassam pela acolhida dos movimentos sociais e culturais na construção pedagógica.
Abstract: The present study aims to discuss the production of Basic Education teachers in the journal Revista África e Africanidades from 2008 to 2016. In particular, it approaches anti-racist, intercultural and decolonial education with focus on the challenges and potentials of the enforcement of law 10.639/2003. We claim that the contents of the journal represent an important source of information and dissemination of African and Afro-Brazilian themes enhanced by an editorial policy of valorization of the participation of Basic Education teachers as producers of knowledge undermined by universities due to a remnant of colonialism. The use of describers and categorization supports the analyses of the teachers’ production. The findings shows that the deconstruction of the myth of racial democracy in Brazil, the criticism and theoretical-practical potentials of fighting epistemic racism inside the school environment, the fragilities of the public power to enforce law 10.639/2003, the valorization of aesthetics and the resignification of black corporeality and religious intolerance are recurring themes of Basic Education teachers. It is also worth pointing out that under their perspective, the reconstruction of identity and the acknowledge of black values and knowledges pervade the acceptance of social and cultural movements in pedagogic construction.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13178
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

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