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Tipo do documento: Dissertação
Título: Curta VK e Casa de Aya: tramas entre educação popular e cultura na Vila Kennedy
Título(s) alternativo(s): Short VK and Aya's House: relations between popular education and culture in Vila Kennedy
Autor(es): Navega, Isabel Cristina Mendes Pinheiro
Orientador(a): Berino, Aristóteles de Paula
Primeiro membro da banca: Berino, Aristóteles de Paula
Segundo membro da banca: Lopes, Adriana Carvalho
Terceiro membro da banca: Guedes, Maristela Gomes de Souza
Quarto membro da banca: Andrade, Nívea Maria da Silva
Palavras-chave: Popular Education;Casa de Aya;Knowledge Networks;Children and Youth.;Educação Popular;Curta VK;Casa de Aya;Redes de conhecimento;Crianças e jovens
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Data do documento: 25-Fev-2016
Editor: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu
Instituto de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares
Citação: NAVEGA, Isabel Cristina Mendes Pinheiro. Curta VK e Casa de Aya: tramas entre educação popular e cultura na Vila Kennedy. 2016. 128 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu/Instituto de Educação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2016.
Resumo: A educação popular é uma área da educação cujas práticas permitem a aquisição do conhecimento através do entrelaçamento dos indivíduos com saberes que, ao serem contextualizados, decodificam sentidos, disseminam conceitos e os adéqua a comunicação para transcrever fatos, vivências e anseios; possibilitando, consecutivamente, o diálogo dinâmico entre os sujeitos e seu meio. Para melhor entender sua definição, o presente trabalho objetiva-se em discorrer sobre duas experiências da educação popular na Vila Kennedy com intuito de evidenciar como os movimentos populares influenciam e ressignificam seus contextos e como, por sua vez, é de suma importância considerá-los nas redes educativas que se criam nos espaços formais e informais de ensino, por exemplo. Uma das iniciativas delas é o Curta VK, festival de cinema comunitário que, anualmente, acontece na localidade; a outra é a Casa de Aya, espaço cultural de troca de saberes populares, que valoriza as potencialidades dos indivíduos com o desejo de fazer com o que os moradores possam participar, autonomamente, na construção da aprendizagem, assim como também possam reconfigurar o cenário dessa comunidade popular tão marginalizada socialmente. Desta forma, o objetivo deste trabalho é o de, ademais de apresentá-las,valorizando-as em suas potencialidades, mostrar como os espaços formais de ensino, como as escolas públicas da região, devem apreciá-las na construção do conhecimento e do sentido social que se cria, mutuamente, na sociedade.
Abstract: Popular education is an area of education whose practices allow the acquisition of knowledge through the interweaving of individuals with knowledge that, when contextualized, decode meanings, disseminate concepts and adapts it to communicate to transcribe facts, experiences and concerns; enabling consecutively dynamic dialogue between individuals and their environment. To better understand its definition, this objective is to work in talk about two experiences of popular education in Vila Kennedy aiming to show how popular movements influence their context and therefore it is extremely important to consider them in all areas education: form or informal, for example. One of the initiatives of these is the Short VK, community film festival that annually takes place in the locality; the other is the Aya House, cultural space for the exchange of popular knowledge, which values the potential of individuals with a desire to do what the residents can participate autonomously in the construction of learning, and can also reconfigure the scenario that popular community as marginalized socially. Thus, the objective of this work is to, in addition to presenting them, valuing them at their potential, show how the formal teaching spaces, such as public schools in the region should consider them in the construction of knowledge and meaning social that creates mutually in society.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13181
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

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