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Tipo do documento: Dissertação
Título: A escolarização de alunos surdos na rede municipal de Japeri/RJ: um estudo sobre a implementação das políticas de educação inclusiva
Otros títulos: The education of deaf students in the municipal network of Japeri, Rio de Janeiro: a study on the implementation of inclusive education policies.
Autor: Moura, Deusa Andreia de Carvalho
Orientador(a): Pletsch, Márcia Denise
Primeiro membro da banca: Glat, Rosana
Segundo membro da banca: Kelman, Celeste Azulay
Palabras clave: políticas de educação inclusiva;escolarização de alunos surdos;diretrizes políticas;inclusive education policies;education of deaf students;policy guideline
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Fecha de publicación: 26-feb-2013
Editorial: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares
Citación: MOURA, Deusa Andreia de Carvalho. A escolarização de alunos surdos na rede municipal de Japeri, RJ: um estudo sobre a implementação das políticas de educação inclusiva. 2013. 120 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica.
Resumen: As políticas de escolarização de alunos surdos têm sido discutidas em diversos estudos. No entanto, ainda se encontram dificuldades para a efetiva implementação dessas políticas nas escolas brasileiras como preconizam os dispositivos federais. A estrutura dos sistemas de ensino, os parâmetros de avaliação dos alunos surdos, a formação pedagógica continuada dos professores, entre outros aspectos, acabam interferindo na adoção de políticas capazes de efetivar o processo de ensino e aprendizagem junto aos alunos surdos na garantia de sua escolarização efetiva com aprendizagem e desenvolvimento. Tomando como base as indicações federais, este estudo pretendeu analisar as políticas de escolarização de alunos surdos no município de Japeri, Baixada Fluminense do Rio de Janeiro, baseado nos pressupostos da pesquisa qualitativa, utilizando as entrevistas semiestruturadas como principal instrumento de coleta de dados. Para analisar tais dados, tomamos como norte o modelo de sistema de codificação de Bogdan e Biklen que categoriza dados qualitativos. Foram extraídas três categorias desses dados: percepções e concepções, diretrizes políticas, encaminhamentos e suportes pedagógicos. A análise revelou que esta rede de ensino enfrenta dificuldades em implementar a política federal para a escolarização do aluno surdo. As lacunas concernentes ao preparo do professor nas especificidades do aluno surdo, o funcionamento precário do atendimento educacional especializado (AEE) e a interpretação equivocada na avaliação curricular de tal alunado, dentre outros, se revelaram fatores interferentes no progresso de sua escolarização.
Abstract: The politics of schooling of deaf students have been discussed in several studies. However, there are still difficulties for the effective implementation of such policies in Brazilian schools as advocate federal legislatic. The structure of education systems, the parameters for the evaluation of deaf students, the continuing pedagogical training of teachers, among other things, end up interfering in the adoption of policies that can make the process of teaching and learning with the deaf students and ensuring its effective schooling with learning and development. Based on federal statements, this study sought to analyze the policies of education for deaf students in the city of Japeri, Baixada Fluminense of Rio de Janeiro, based on the assumptions of qualitative research, using semi-structured interviews as the main instrument of data collection. To analyze such data, we adopted the Bogdan e Biklen coding system model that categorizes qualitative data. From these data were extracted three categories: perceptions and conceptions, political guidance, referrals and educational supports. The analysis revealed that this Education System faces difficulties in implementing the federal policy for the education of the deaf student. The gaps related of the teacher is preparation in the specifics of the deaf student, the malfunction of specialized educational services and the misunderstanding in curriculum evaluation of such students, among others, have proved to be interfering factors in the progress these students schooling process.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13194
Aparece en las colecciones:Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

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