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Tipo do documento: Dissertação
Título: João da Cruz e Souza e outras narrativas sobre o racismo brasileiro
Otros títulos: João da Cruz e Sousa and other narratives about Brazilian racism
Autor: Santos, Adilson Alves
Orientador(a): Pereira, José Valter
Primeiro membro da banca: Cupolillo, Amparo Villa
Segundo membro da banca: Passos, Mailsa Carla
Palabras clave: narratives;Law 10639;ethnic-racial relations.;Cruz e Sousa;narrativas;Lei 10639/03;Relações étnico-raciais
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Fecha de publicación: 3-feb-2016
Editorial: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Educação
Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares
Citación: SANTOS, Adilson Alves. João da Cruz e Sousa e outras narrativas sobre o racismo brasileiro. 2016. 112 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2016.
Resumen: A presente pesquisa, João da Cruz e Sousa e outras narrativas sobre o racismo brasileiro, está vinculada ao Projeto de Pesquisa Relações Raciais nas Escolas e Formação de Professores do professor José Valter Pereira. Partindo da vida e obra de João da Cruz e Sousa, tentamos problematizar como algumas questões suscitadas por ele, no final século XIX, ainda podem nos ajudar a refletir sobre as relações étnico-raciais na sociedade brasileira. Esta investigação tencionou entramar a minha história, as narrativas dos meus alunos, considerados aqui como sujeito coletivo, e a história do poeta João da Cruz e Sousa. No enredamento das narrativas mencionadas, apesar da diferença espaço-temporal que as separa, buscamos os possíveis diálogos que possam nos ajudar a pensar como o racismo ainda se mantém e se atualiza no cotidiano da escola? De que forma o preconceito, o racismo e a discriminação se materializam na produção de desigualdades dentro do ambiente escolar? Desta forma, este estudo dialogou com autores como Muniz Sodré(2000;2010), Kabengele Munanga(2006), Nilma Lino Gomes(2003;2012), Frantz Fanon(2008), entre outros estudiosos do campo das relações étnico-raciais, articulando-os com os estudos do Grupo Modernidade/Colonialidade(2007;2008).Hanna Arendt(2007) também nos ajudou a desenvolver algumas questões com os conceitos de aparência e espaço público. Para entramar as narrativas em questão nos apoiamos em José Valter Pereira (2000;2006 e 2010), Jorge Larrosa(1994; 2014), Walter Benjamin(1985), Leonor Arfuch (2010) e também Luciano Bedin da Costa(2010) . Sobre a vida e a obra do poeta, consultamos estudos bibliográficos, documentos como jornais, revistas de crítica literária do final do século XIX etc., que, de alguma forma, relacionam-se com o problema pesquisado. Como narrativa dos alunos, consideramos o conjunto de textos e conversas que aconteceram dentro do espaçotempo escolar a partir de atividades ou situações que envolveram relações étnico-raciais. Além disso, assumimos aqui o desafio político de exercitar uma escrita ensaística a fim de problematizar a estética hegemônica como caminho único na produção do conhecimento.
Abstract: This research João da Cruz e Sousa and other narratives about Brazilian racism is linked to the teacher's research project Jose Valter Pereira “Race Relations in Schools and professor of Teacher Training. Starting from the life and work of João da Cruz e Sousa, we try to discuss how some issues raised by him in the late nineteenth century, still can help us reflect on the ethnic-racial relations in Brazilian society. This research aimed to compare my story, the narrative of my students, considered here as a collective subject, and the story of the poet João da Cruz e Sousa. The interweaving of narratives mentioned, despite the spatio-temporal difference that separates them, sought the possible dialogues that can help us to think how racism still holds and updates daily at school? How prejudice, racism and discrimination are materialized in the production of inequalities within the school environment? How prejudice, racism and discrimination are materialized in the production of inequalities within the school environment? Thus, this study dialogue with authors such as Muniz Sodre (2000; 2010), Kabengele Munanga (2006), Nilma Lino Gomes (2003; 2012), Frantz Fanon (2008) and other scholars in the field of ethnic-racial relations, articulating them with studies of Modernity/Coloniality Group (2007; 2008), Hanna Arendt (2007) also helped us develop some issues with the concepts of "public space" and "appearance". To connect the narratives we rely on the research of Joseph Valter Pereira (2000, 2006 and 2010), Jorge Larrosa (1994; 2014), Walter Benjamin (1985), Leonor Arfuch (2010) and also Luciano Bedin da Costa (2010). About the life and work of the poet, we consulted bibliographical studies, documents such as newspapers, magazines literary critic of the late nineteenth century etc, that somehow relate to the researched problem. As narratives of the students we consider the set of texts and conversations that took place within the school environment from activities or situations involving ethnic-racial relations. Furthermore, we assume here the political challenge of exercising an essay written in order to problematize the hegemonic aesthetic as the only way in knowledge production.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13199
Aparece en las colecciones:Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

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