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Tipo do documento: Dissertação
Título: Imaginário e práticas artísticas nas culturas fragmentadas/fragmentadoras das juventudes
Título(s) alternativo(s): Imaginary and artistics pratices in the fragmented/fragmentizing cultures of youths
Autor(es): Giudice, Gilliatt Moraes
Orientador(a): Berino, Aristóteles de Paula
Primeiro membro da banca: Linhares, Célia Frazão
Segundo membro da banca: Espírito Santo, Denise
Palavras-chave: imaginário;práticas artísticas;juventudes;Imaginary;artistics pratices;youths
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Data do documento: 20-Fev-2013
Editor: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares
Citação: GIUDICE, Gilliatt Moraes. Imaginário e práticas artísticas nas culturas fragmentadas/fragmentadoras das juventudes.. 2013. 67 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2013.
Resumo: Focando nas insistências reveladas pelas realizações artísticas dos alunos do ensino técnico de nível médio do Colégio Técnico da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (CTUR-UFRRJ), a presente dissertação investiga algumas dessas manifestações e a sua inserção nos cotidianos do colégio. Compreendendo tais manifestações como material dos mais relevantes para nos auxiliar na compreensão do mundo, sua formação e projeto em curso, levantamos alguns problemas em aberto, observados nesse processo, na intenção de nos aprofundarmos em tais debates. Pretendemos com este trabalho pensar o papel desempenhado pelas mais diversificadas instituições artísticas na conformação do imaginário e de disposições de pensamento artístico, assim como a carência de tempos e espaços para esse pensamento na escola. Pensar as dinâmicas entre o pensamento que se constitui e se irradia verticalmente, em contraponto às possibilidades abertas pelas práticas artísticas, pela reflexão, pela vivência sensível e pensamento horizontal, solidária e coletivamente constituído, aparece como uma preocupação que acompanha nossas atividades docentes. A carência, ou insuficiência de espaços/tempos escolares destinados ao desenvolvimento artístico enquanto área do conhecimento essencial para a formação humana, de tais discussões, ao mesmo tempo em que os atravessamentos estéticos múltiplos se fazem cada vez mais presentes e constantes nos cotidianos, justifica essa preocupação. Procuramos nos inserir no debate suscitado pelos tensionamentos entre escola e mundo, entre as solidariedades horizontais e as solidariedades verticais colocadas pelo mercado global, entre as potências emancipatórias oferecidas pelo mundo da confiança que a imaginação criante disponibiliza e as ações normatizantes verificadas no ethos da realidade da cultura do consumo e da mercantilização da vida, nos valores necessários à reprodução das relações socioeconômicas que regem a lógica do atual estágio da civilização que participamos.
Abstract: Focusing on the insistence revealed by the artistic achievements of students in technical level os the Technical College of the Federal Rural University of Rio de Janeiro (CTUR-UFRRJ), this work investigates some of these manifestations and its inclusion in the school everyday. Understanding such as material manifestations of the most important to help us understand the world and his project, we raise some problems opened, with the intention of debate. We intend to work with this thinking the role of the most diverse institutions in shaping the artistic imagination and artistic arrengements of thought, as well as lack of time and space for this in school. Thinking about the dynamics between thought and what constitutes radiates vertically, as opposed to the possibilities opened up by artistic practices, by reflection, by living and thinking horizontal, collectively constituted, appears as a concern that accompanies our teaching activities. The lack or insufficiency of space / time in school for the artistic development as an area of knowledge essential to the human formation, while the aesthetic multiple crossings are made increasingly present in daily justifies this concern. We seek to enter into the debate sparked by tensions between school and world solidarity, between vertical and horizontal solidarities, among the powers of emancipation offered by the world confidence that imagination provides criante normatizantes analysis and actions in the ethos of reality Consumer culture and the commodification of life, the values necessary for the reproduction of socioeconomic relations that govern the logic of the current stage of civilization which we participate.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13210
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

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