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Tipo do documento: Dissertação
Título: Grafiteiras nas tramas de arte, juventudes e espaços formativos na cidade
Título(s) alternativo(s): Graffiti women in art frames, youths and training spaces in the city
Autor(es): Vasconcelos, Lenita Ramos
Orientador(a): Berino, Aristóteles de Paula
Primeiro membro da banca: Soares, Maria da Conceição Silva
Segundo membro da banca: Lopes, Adriana Carvalho
Terceiro membro da banca: Victorio Filho, Aldo
Palavras-chave: Space;City;Youths;Women;Espaço;Cidade;Juventudes;Mulheres;Graffiti
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Data do documento: 29-Abr-2015
Editor: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu
Instituto de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares
Citação: VASCONCELOS, Lenita Ramos. Grafiteiras nas tramas de arte, juventudes e espaços formativos na cidade. 2015. 124 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação / Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Nova Iguaçu - RJ. 2015.
Resumo: As cidades são cenários de muitas relações, os movimentos que emergem nesse contexto elucidam a produção de conhecimento e as formas que os sujeitos encontram de transformar e fazer parte dos espaços. As juventudes possuem uma íntima ligação com a vida urbana, possuem uma essência híbrida e transitória, da mesma forma que as culturas com as quais interagem. O graffiti é uma cultura que surgiu de movimentos de resistências e compõe a paisagem urbana, fazendo parte da vida tanto daqueles que elaboram quanto dos que transitam pelas ruas. A atuação de mulheres ainda não é usual nesse tipo de arte, o que talvez possa ser explicado pelo caráter subversivo em que a mesma surgiu, assim como pelo desencontro com alguns dos padrões sociais, em especial os que envolvem as questões de gênero. Os personagens e textos grafitados trazem elementos diferentes dos que normalmente são expostos na cidade por meio de intervenções do Estado e da mídia, criando novas paisagens e representações. Existe, portanto, todo um processo educativo/formativo nas redes de experiências presentes nas ruas, da qual o graffiti faz parte e as mulheres vêm se inserindo. A pesquisa aborda as criações de mulheres que realizam graffiti na região metropolitana da cidade do Rio de Janeiro, tal universo é abordado metodologicamente por meio de relatos das artistas e da autora. Para tanto, são levantadas discussões que envolvem a vivência nos/com/pelos espaços, principalmente o meio urbano; as esferas do público e do privado; e a experiência de mulheres de diferentes perfis nesse contexto.
Abstract: Cities are the scenarios of many relationships, and the movements that emerge in this context elucidate the knowledge production and the ways that subjects found to perform transformations and to be part of the spaces. Youths have a close connection with urban life, as well as a hybrid transient essential, just like the cultures they interact with. Graffiti is a culture that emerged from resistance movements and makes up the urban landscape as part of the life of both who work it out and who just walk though the streets. The involvement of women is still not usual in this type of artistic manifestation, which may be explained by the original subversive character in which such art emerged, as well as by the mismatch with some of the social patterns, especially those relating to gender issues. Graffiti characters and texts bring elements different from those usually exposed in the city through State and media interventions, creating new landscapes and representations. There is therefore an entire education and training process in the experiments networks found in the streets, which graffiti is part of and in which women have been inserting themselves. This research addresses the creations of women undergoing graffiti in the metropolitan area of Rio de Janeiro, and this universe is methodologically approached through reports from the artists and the author. To this end, discussions are raised involving living in, with, and through the spaces, especially the urban environment; the public and private spheres; and the experience of women of different profiles in this context.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13211
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

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