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Tipo do documento: Dissertação
Título: A formação do licenciando e o estágio supervisionado: o curso de pedagogia da UFRRJ/Nova Iguaçu
Autor: Alves, Willian Teixeira
Orientador(a): Ramos, Lilian Maria Paes de Carvalho
Primeiro membro da banca: Ramos, Lilian Maria Paes de Carvalho
Segundo membro da banca: Damasceno, Allan Rocha
Terceiro membro da banca: Faria, Lia Ciomar Macedo de
Palabras clave: Teacher Training;critical-reflexive perspective;Managed Internship;narratives;Formação de professores;perspectiva crítico-reflexiva;Estágio Supervisionado;UFRRJ (Nova Iguaçu);narrativas
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Fecha de publicación: 23-feb-2015
Editorial: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu
Instituto de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares
Citación: ALVES, William Teixeira. A formação do licenciando e o estágio supervisionado: o curso de pedagogia da UFRRJ/Nova Iguaçu. 2015. 86 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Educação / Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Nova Iguaçu, 2015.
Resumen: Por acreditar que mudanças no atual sistema de educação brasileira são possíveis, precisamos criar meios para uma formação reflexiva de professores/pedagogos. O tempo de estágio proporciona uma integração entre a teoria e a prática e oportuniza ao aluno-professor o desenvolvimento de um pensamento crítico. Este trabalho tem como objetivo promover uma discussão sobre a formação no Curso de Pedagogia proposta pela UFRRJ, considerando as novas diretrizes curriculares nacionais e a relevância de uma formação inicial pautada numa prática articulada às teorias e conhecimentos apreendidos ao longo de uma licenciatura. Esses, entre outros aspectos, impulsionam-me a discutir ainda a importância e a contribuição do Estágio Supervisionado para a construção identitária do futuro profissional docente na referida instituição. Assim, com intuito de melhor compreender o papel dos estágios neste processo de formação de professores, buscou-se analisar as ideias preconizadas nos documentos legais, bem como os documentos institucionais que regulamentam o curso, a fim de discutir se ambos caminham em consonância e ou apresentam disparidades. E, a partir deles, realizar uma análise das narrativas proferidas pelos licenciandos acerca do Estágio supervisionado, por meio de questionários. Neste sentido entendo o estágio como o local da prática-teoria-prática, pois são processos reflexivos que permeiam a intervenção docente em sala de aula. Este trabalho não pretende impor um modelo para a disciplina Prática de ensino, e sim refletir sobre os aspectos que possam contribuir para a implantação de um processo de formação que se constitua também num exercício de reflexão sobre a prática docente. Isto levando em consideração que no Brasil, ao longo do processo histórico de formação inicial de professores, independente dos distintos enfoques, a prática advinda do Estágio Supervisionado tem assumido um papel essencial na sua formação profissional, bem como na formação de sua identidade docente.
Abstract: Accepting that changes in the current Brazilian educational system are possible, we point out the need to promote an effective training for teachers during graduate courses. The internship provides a perfect opportunity for interaction between theory and practice and offers the intern an opportunity to develop critical thought. This study aims at promoting a debate about the Teacher Graduation Course at UFRRJ, taking into consideration the new national guidelines for such courses; and underlining the importance of an initial training stage based on assisted practice guided by theoretical knowledge acquired during the course. Those, among others aspects, feed the debate on the importance and contributions of managed internship for the training of teachers in the aforementioned course. Therefore, in order to reach a better understanding of the relevance of Managed Internship for teacher education, we began by analyzing the legal documents that regulate the course, seeking possible gaps. Aside from that, we interviewed teachers and proposed questionnaires to students, whose narratives we analyzed. They all led us to the conclusion that Managed Internship can be an effective way to join theory and practice, since they are reflexive processes connected to teacher intervention in the classroom. This study does not intend to propose a standard to this practical teaching subject, but rather to ponder about aspects that can contribute to the development of a graduation process seen as a reflexive exercise about teaching. All this taking into consideration that throughout different historical periods, initial teacher graduation courses in Brazil have always considered internship as playing an essential role in the training of teachers, as well as in the development of teacher identity.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13215
Aparece en las colecciones:Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

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