Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13234
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Relatos docentes sobre estratégias pedagógicas de promoção da igualdade racial: permanências, desafios e conquistas no “chão” de escolas iguaçuanas |
Título(s) alternativo(s): | Teacher Reports on Pedagogical Strategies for the Promotion of Racial Equality: permanency, challenges and achievements in the "floor" of schools in Nova Iguaçu |
Autor(es): | Fernandes, Ana Paula Cerqueira |
Orientador(a): | Siss, Ahyas |
Primeiro membro da banca: | Siss, Ahyas |
Segundo membro da banca: | Pereira, José Valter |
Terceiro membro da banca: | Rezende, Maria Alice |
Palavras-chave: | Lei 10639/2003;Racismo;Formação de professores;Estratégias pedagógicas de promoção da igualdade racial;Law 10639 / 03;Racism;Teacher education;Strategies to promote racial equality |
Área(s) do CNPq: | Educação |
Idioma: | por |
Data do documento: | 30-Abr-2014 |
Editor: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu Instituto de Educação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares |
Citação: | FERNANDES, Ana Paula Cerqueira. Relatos docentes sobre estratégias pedagógicas de promoção da igualdade racial: permanências, desafios e conquistas no “chão” de escolas iguaçuanas. 2014. 144 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação / Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2014 |
Resumo: | O presente trabalho analisa relatos docentes que discorrem sobre estratégias de promoção da igualdade racial, transcorridos dez anos desde a promulgação da Lei 10639/2003 para identificar quais sejam os desafios e permanências ainda existentes bem como as conquistas implantadas em escolas da rede pública municipal de Nova Iguaçu. Para a efetivação de uma educação em bases antirracistas é preciso compreender o processo histórico brasileiro onde a questão racial se configura como uma das grandes querelas sociais; assim nos apoiamos na concepção de raça como construto social e racismo como categoria operante que rege as relações sociais brasileiras, fortalecendo o princípio de que formação de professores, tanto em sua etapa inicial quanto continuada são caminhos possíveis para a instrumentalização docente em favor da efetivação de estratégias de promoção da igualdade racial. Na delimitação do campo investigativo optamos por analisar três escolas localizadas na área urbana do município onde encontramos professores que passaram por processos de formação continuada com foco em educação para as relações étnico-raciais, casando-se ao fato das unidades escolares em foco desenvolverem ações pedagógicas relacionadas à implementação da lei que receberam reconhecimento para além dos limites escolares. Seguimos o seguinte plano de estudo: historicizar no contexto das ciências sociais a questão racial brasileira; inventariar a legislação especifica cujo foco seja a garantia dos direitos do negro; analisar como professores regentes que possuem uma formação continuada com foco na aplicabilidade da Lei 10639/03 percebem os limites como também as possibilidades para a operacionalização da legislação; analisar como professores formadores da temática da diversidade étnico racial que atuam na Secretaria Municipal de Educação percebem os limites e as possibilidades para a operacionalização da legislação e identificar e analisar a partir dos relatos dos professores, estratégias pedagógicas em consonância com a Lei 10639/2003 e seus dispositivos legais. Os resultados da investigação apontam no sentido de que professores qualificados são capazes de protagonizar estratégias pedagógicas combativas ao racismo que ainda opera em nossas escolas, bem como ratifica a urgência na efetivação de políticas públicas locais mais eficazes para o cumprimento dos dispositivos legais que a Lei 10639/2003 coloca em cena, posto que as iniciativas aqui apresentadas não podem ficar restritas ao “chão “ de suas escolas. |
Abstract: | This study examines teacher reports that discuss strategies to promote racial equality, elapsed ten years since the enactment of Law 10639/2003 to identify what are the challenges and remaining stays as well as the achievements implemented in municipal public schools in Nova Iguaçu. For taking an antiracist education bases is necessary to understand the Brazilian historical process where the racial issue is configured as one of the great social quarrels ; thus relying on the concept of race as a social construct and racism as operant category governing Brazilian social relations , strengthening the principle that teacher education , both in its initial and ongoing step are possible avenues for teaching instrumental in favor of effecting strategies to promote racial equality. The delimitation of the investigative field we chose to analyze three schools located in the urban area where we found teachers who have undergone processes of continuing education focusing on education for ethnic-racial relations, marrying the fact of school units focus on developing pedagogical actions related to the implementation of the law that received recognition beyond the school boundaries. We follow the following plan of study: historicizing the context of social sciences Brazilian racial issue ; inventory the legislation specifies that focus on ensuring the rights of the black ; analyze how school teachers who have a continuing education focusing on the applicability of Law 10639 / 03 realize the limits as well as possibilities for the operation of the legislation ; analyze how teacher educators the theme of racial ethnic diversity working in Municipal Education realize the limits and possibilities for the operation of the legislation and identify and analyze reports from teachers , teaching strategies in accordance with Law 10639/2003 and their legal devices . Research results point in the direction of qualified teachers are able to star in militant racism that still operates in our schools teaching strategies as well as confirms the urgency in the execution of more effective local public policies for compliance with legal provisions that Law 10639 / 2003 puts into play, since the initiatives presented here may not be restricted to the " floor " of their schools. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13234 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2014 - Ana Paula Cerqueira Fernandes.pdf | Documento principal | 4.48 MB | Adobe PDF | Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.