Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13240
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Os desafios da Educação Popular no Contexto de Guerra Cosmopolita |
Otros títulos: | The challenges of the Popular Education in the Context of Cosmopolitan War |
Autor: | Santos, Leandro Machado dos |
Orientador(a): | Silva, Roberta Maria Lobo da |
Primeiro membro da banca: | Monteiro, Aloísio Jorge de Jesus |
Segundo membro da banca: | Brito, Felipe Mello da Silva |
Terceiro membro da banca: | Campos, Marília Lopes |
Palabras clave: | Educação popular;guerra cosmopolita;;educação e luta social;popular education;cosmopolitan war;education and social struggle |
Área(s) do CNPq: | Educação |
Idioma: | por |
Fecha de publicación: | 23-feb-2011 |
Editorial: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Educação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares |
Citación: | SANTOS, Leandro Machado dos. Os desafios da Educação Popular no Contexto de Guerra Cosmopolita. 2011. 83 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica. |
Resumen: | atual, que na nossa percepção se expressa em um cenário generalizado de guerra, de estado de sítio planetário. Para ser fiel à perspectiva da educação popular seja na elaboração do pensamento seja na exposição das idéias, optamos pela forma ensaística de exposição de nossas análises, na tentativa de garantir uma relação não-hierárquica na utilização das fontes de pesquisa, que vão de fontes primárias, relatos de experiências às nossas próprias percepções sobre a realidade, em outras palavras, organizamos uma verdadeira coletânea de ensaios sobre o tema. Para tanto, travamos um fecundo dialogo com os teóricos da teoria crítica marxista, especialmente com os pensadores da escola de Frankfurt, dentre outros, com o intuito de garantir o rigor científico de nosso texto. Assim sendo, deve ficar claro que a nossa intenção se restringiu a dar uma modesta contribuição àquilo que se tem pensado sobre Educação Popular no Brasil Contemporâneo, sem a pretensão de esgotar o debate. Pelo contrário, esperamos que nossas reflexões possam estimular outras indagações. |
Abstract: | We aim with this research reflect on the challenges of Popular Education in the current context, that, in our perception, is expressed in a generalized scenario of war, of state of planetary siege. To be faithful to the perspective of popular education, whether in the elaboration of thought or in the exposition of ideas, we chose the essay form of exposure of our analysis, in an attempt to ensure a non-hierarchical relation in the use of research sources, which go to primary sources, experience reports, to our own perceptions of reality; in other words, we organize a real collection of essays on the topic. To this end, we caught a fruitful dialogue with the theorists of the Marxist critical theory, especially with the thinkers of the Frankfurt School, among others, in order to ensure the scientific rigor of our text. Therefore, it should be clear that our intention was restricted to give a modest contribution to what has been thought about Popular Education in Contemporary Brazil, without pretending to exhaust the debate. On the contrary, we hope that our reflections stimulate other questions. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13240 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2011 - Leandro Machado dos Santos.pdf | 2011 - Leandro Machado dos Santos | 581.9 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.