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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13242
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | A bioconstrução no ambiente educativo de formação de educadores ambientais críticos: um modo de confrontar a hegemonia em novas sociedades possíveis |
Otros títulos: | Bioconstruction in the educational environment for training critical environmental educators: a way of confronting hegemony in new possible societies La bioconstruccion en el entorno educativo para la formacion de educadores ambientales criticos: una forma de afrontar la hegemonia en nuevas sociedades posibles La bioconstruccion en el entorno educativo para la formacion de educadores ambientales criticos: una forma de afrontar la hegemonia en nuevas sociedades posibles |
Autor: | Eder, Sofia |
Orientador(a): | Guimarães, Mauro |
Primeiro coorientador: | Soares, Ana Maria Dantas |
Primeiro membro da banca: | Guimarães, Mauro |
Segundo membro da banca: | Guerra, Emerson Ferreira |
Terceiro membro da banca: | Costa, Clélia Christina Mello Silva Almeida da |
Palabras clave: | Bioconstrução;Educação Ambiental;Formação de Educadores;Bioconstruction;Environmental Education;Educators Training;Bioconstrucción;Educación Ambiental;Formación de Educadores |
Área(s) do CNPq: | Antropologia |
Idioma: | por |
Fecha de publicación: | 26-abr-2021 |
Editorial: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Educação Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares |
Citación: | EDER, Sofia. A bioconstrução no ambiente educativo de formação de educadores ambientais críticos: um modo de confrontar a hegemonia em novas sociedades possíveis. 208 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/ Nova Iguaçu, RJ, 2021. |
Resumen: | Esta pesquisa investiga formas com as quais a bioconstrução, e as concepções que a embasam, podem auxiliar na práxis formativa em educação ambiental crítica de maneira prática e integrativa, promovendo o contato direto com a natureza e com os saberes tradicionais e ancestrais, trazendo a perspectiva histórico-crítico-cultural e contrapondo práticas hegemônicas instituídas e construídas na sociedade. O presente estudo mostra, por meio de uma vivência imersiva em uma comunidade alternativa, a aplicação de referências teórico-metodológicas baseados na "ComVivência Pedagógica" e seus cinco princípios formativos (reflexão crítica, postura conectiva, indignação ética, desestabilização criativa e intencionalidade transformadora) na formação de educadores ambientais críticos. E ainda, sob a perspectiva de três âmbitos de atuação: relação com os seres não humanos e ambientes que nos cercam, relação com outros seres humanos e a relação consigo mesmo. Essa lente, por meio dos âmbitos, procura dar mais foco na crise de relações e no autoconhecimento repercutindo, assim, as concepções sobre os princípios formativos para o ambiente interior de cada participante. A bioconstrução com barro se conecta fortemente com os conceitos abordados por meio de uma experiência sensorial e intuitiva dentro da coletividade. O uso de materiais naturais locais na construção provocam uma profunda conexão entre prática, conceito e realização, potencializando muito o processo pedagógico para a formação de educadores ambientais críticos e conscientes. O ambiente educativo se cria através de dinâmicas de bioconstrução e outras atividades de convivência, que geram reflexões sobre a crise de relações e o modo de vida hegemônico, contribuindo, dessa forma, na edificação de caminhos e conexões para se pensar novas sociedades possíveis. |
Abstract: | This research investigates ways in which bioconstruction, and the concepts that underpin it, can assist in the formative praxis in critical environmental education in a practical and integrative way promoting direct contact with nature and with traditional and ancestral knowledge, bringing historical-critical-cultural perspective and contrasting hegemonic practices instituted and built in society. This study shows, through an immersive experience in an alternative community, the application of theoretical and methodological references based on "Pedagogical ComVivência" and its five formative principles (critical reflection, connective stance, ethical indignation, creative destabilization and transformative intentionality) in training of critical environmental educators. And yet, from the perspective of three areas of activity: the relationship with non-human beings and environments that surround us, relationship with other human beings and relationship with oneself. This lens, through the scopes, seeks to give more focus to the crisis of relationships and self-knowledge, thus reflecting the conceptions about the formative principles for the inner environment of each participant. Bioconstruction with clay is strongly connected with the concepts approached through a sensory and intuitive experience within the community. The use of local natural materials in construction causes a profound connection between practice, concept and achievement, greatly enhancing the pedagogical process for the training of critical and conscientious environmental educators. The educational environment is created through dynamics of bioconstruction and other activities of coexistence, which generate reflections on the crisis of relationships and the hegemonic way of life, thus contributing to the construction of paths and connections to think about new possible societies. Esta investigación se propone a examinar formas en las que la bioconstrucción, y los conceptos que la sustentan, puedan contribuir en la praxis formativa en la educación ambiental crítica de manera práctica, integradora, y promoviendo el contacto directo con la naturaleza y con los conocimientos tradicionales y ancestrales, aportando histórico-crítico-perspectiva cultural y prácticas hegemónicas contrastantes instituidas y construidas en la sociedad. Este estudio muestra, a través de una experiencia de inmersión en una comunidad alternativa, la aplicación de referencias teóricas y metodológicas basadas en la "ComVivência Pedagógica" y sus cinco principios formativos: reflexión crítica, postura conectiva, indignación ética, desestabilización creativa e intencionalidad transformacional, en la formación de educadores ambientales críticos. Y sin embargo, desde la perspectiva de tres áreas de actividad: la relación con los seres no humanos y entornos que nos rodean, la relación con otros seres humanos y la relación con uno mismo. Esta observación, a través de las esferas, busca dar más enfoque a la crisis de relaciones y autoconocimiento, reflejando así las concepciones a cerca de los principios formativos para el universo interior de cada participante. La bioconstrucción con arcilla está fuertemente relacionada con los conceptos abordados mediante una experiencia sensorial e intuitiva dentro de la comunidad. El uso de materiales naturales locales en la construcción provoca una conexión profunda entre práctica, concepto y logro, mejorando enormemente el proceso pedagógico para la formación de educadores ambientales críticos y conscientes. El entorno educativo se crea por medio de dinámicas de bioconstrucción y otras actividades de convivencia, que generan reflexiones sobre la crisis de las relaciones y el modo de vida hegemónico, contribuyendo así a la construcción de caminos y conexiones para pensar en nuevas sociedades posibles. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13242 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares |
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