Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13243
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Mulheres negras professoras doutoras inseridas nos cursos de pós-graduação em Educação e Relações Raciais: um olhar sobre o racismo institucional |
Título(s) alternativo(s): | Blak women doctoral teachers inserted in postgraduate courses in education and racial relations : A look at institutional racism |
Autor(es): | Carneiro, Tatiane da Conceição |
Orientador(a): | Silva, Joselina da |
Primeiro membro da banca: | Silva, Joselina da |
Segundo membro da banca: | Pereira, Amauri Mendes |
Terceiro membro da banca: | Euclides, Maria Simone |
Quarto membro da banca: | Jesus, Jaqueline Gomes de |
Palavras-chave: | Professoras;Doutoras;Universidades;Relações raciais;Teachers;PhDs;Universities;Race Relations |
Área(s) do CNPq: | Educação |
Idioma: | por |
Data do documento: | 16-Ago-2019 |
Editor: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu Instituto de Educação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares |
Citação: | CARNEIRO, Tatiane da Conceição. Mulheres negras professoras doutoras inseridas nos cursos de pós-graduação em Educação e Relações Raciais: um olhar sobre o racismo institucional. 2019. 98 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, RJ, 2019.2019. |
Resumo: | O acesso a educação sempre foi uma necessidade do movimento negro no Brasil e uma batalha por uma sociedade mais igualitária e justa. Essa incessante luta e permanente mobilização resultou em um desejo de que mais mulheres negras tenham acesso ao ambiente universitário, buscando ascensão na carreira social e profissional. Esse trabalho trás uma reflexão de que mulheres negras devem buscar a realização dos seus sonhos. O objetivo desse estudo é destacar a trajetória e a relevância que as mulheres negras têm trazido para o campo das pesquisas. A proposta é investigar o perfil de quatro delas, que possuem doutorado e são docentes inseridas nos cursos de pós-graduação em Educação e em Relações Raciais nas universidades públicas do Rio de Janeiro. Portanto, essa pesquisa objetiva entender a dinâmica do racismo, no âmbito institucional público, e quais desafios são encontrados por docentes negras no desempenho de seu ofício. |
Abstract: | The access to education has always been a demand of black movements in Brazil and a battle for a more egalitarian and just society. This incessant struggle and permanent mobilization resulted in the desire of several black women to access the university environment, seeking in the teaching career social and professional ascension. This work brings a reflection that more and more black women must to go in search of the fulfillment of their dreams. The objective of this study is to highlight the trajectory and relevance that black women have brought to the field of research. The proposal is to investigate the profile of four of them who have a doctorate and are teachers inserted in postgraduate courses in education and race relations in public universities of Rio de Janeiro. Therefore, this research aims to understand the dynamics of racism within these public institutions and what challenges are faced by black teachers in the performance of their office. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13243 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2019 - Tatiane da Conceição Carneiro.pdf | 1.18 MB | Adobe PDF | Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.