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Tipo do documento: Dissertação
Título: Mulheres negras professoras doutoras inseridas nos cursos de pós-graduação em Educação e Relações Raciais: um olhar sobre o racismo institucional
Título(s) alternativo(s): Blak women doctoral teachers inserted in postgraduate courses in education and racial relations : A look at institutional racism
Autor(es): Carneiro, Tatiane da Conceição
Orientador(a): Silva, Joselina da
Primeiro membro da banca: Silva, Joselina da
Segundo membro da banca: Pereira, Amauri Mendes
Terceiro membro da banca: Euclides, Maria Simone
Quarto membro da banca: Jesus, Jaqueline Gomes de
Palavras-chave: Professoras;Doutoras;Universidades;Relações raciais;Teachers;PhDs;Universities;Race Relations
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Data do documento: 16-Ago-2019
Editor: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu
Instituto de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares
Citação: CARNEIRO, Tatiane da Conceição. Mulheres negras professoras doutoras inseridas nos cursos de pós-graduação em Educação e Relações Raciais: um olhar sobre o racismo institucional. 2019. 98 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, RJ, 2019.2019.
Resumo: O acesso a educação sempre foi uma necessidade do movimento negro no Brasil e uma batalha por uma sociedade mais igualitária e justa. Essa incessante luta e permanente mobilização resultou em um desejo de que mais mulheres negras tenham acesso ao ambiente universitário, buscando ascensão na carreira social e profissional. Esse trabalho trás uma reflexão de que mulheres negras devem buscar a realização dos seus sonhos. O objetivo desse estudo é destacar a trajetória e a relevância que as mulheres negras têm trazido para o campo das pesquisas. A proposta é investigar o perfil de quatro delas, que possuem doutorado e são docentes inseridas nos cursos de pós-graduação em Educação e em Relações Raciais nas universidades públicas do Rio de Janeiro. Portanto, essa pesquisa objetiva entender a dinâmica do racismo, no âmbito institucional público, e quais desafios são encontrados por docentes negras no desempenho de seu ofício.
Abstract: The access to education has always been a demand of black movements in Brazil and a battle for a more egalitarian and just society. This incessant struggle and permanent mobilization resulted in the desire of several black women to access the university environment, seeking in the teaching career social and professional ascension. This work brings a reflection that more and more black women must to go in search of the fulfillment of their dreams. The objective of this study is to highlight the trajectory and relevance that black women have brought to the field of research. The proposal is to investigate the profile of four of them who have a doctorate and are teachers inserted in postgraduate courses in education and race relations in public universities of Rio de Janeiro. Therefore, this research aims to understand the dynamics of racism within these public institutions and what challenges are faced by black teachers in the performance of their office.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13243
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

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