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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13371
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Análise técnica e econômica da produção de biodiesel utilizando óleo de fritura residual em unidade piloto |
Título(s) alternativo(s): | Techno-economic study of biodiesel production from waste frying oil in a pilot plant |
Autor(es): | Dantas, Renata Araújo |
Orientador(a): | Mendes, Marisa Fernandes |
Primeiro membro da banca: | Mendes, Marisa Fernandes |
Segundo membro da banca: | Machado Júnior, Hélio Fernandes |
Terceiro membro da banca: | Pessoa, Fernando Luiz Pellegrini |
Palavras-chave: | simulation;experimental design;internal rate of return;break-even point;Simulação;planejamento experimental;taxa interna de retorno;ponto de nivelamento |
Área(s) do CNPq: | Engenharia Química |
Idioma: | por |
Data do documento: | 15-Dez-2016 |
Editor: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Tecnologia |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química |
Citação: | DANTAS, Renata. Análise técnica e econômica da produção de biodiesel utilizando óleo de fritura residual em unidade piloto. 2016. 88 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Química, Tecnologia Química). Instituto de Tecnologia, Departamento de Engenharia Química, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2016. |
Resumo: | O crescente desenvolvimento econômico e tecnológico associado ao aumento populacional tem provocado uma grande demanda de energia. No Brasil, através do Balanço Energético Nacional divulgado pelo Ministério de Minas e Energia, foi apontado que o setor de transporte foi o maior responsável pelo consumo de energia no país, sendo a maior parte (45,2%) referente ao uso de óleo diesel. Neste cenário, os combustíveis renováveis tornam-se uma alternativa atraente devido aos inúmeros benefícios atribuídos ao seu uso, como degradabilidade, ausência de toxicidade, redução da emissão de poluentes e origem renovável. Assim como em outros países, o Brasil autorizou o uso de misturas mínimas obrigatórias de biodiesel ao diesel. Atualmente, de acordo com a lei federal nº. 11.097/2005, o percentual de mistura mínima é equivalente a 7% e, para o ano de 2016, foi aprovado o aumento para 8%. Entretanto, a maior barreira para produção e utilização de biodiesel em larga escala é o elevado custo operacional. De acordo com a literatura, o custo de aquisição da matéria prima é o mais alto e corresponde entre 70- 85% do custo total de produção. O uso de fontes de triglicerídeos alternativas e menos dispendiosas para produção de biodiesel tem sido amplamente estudada. O óleo residual, proveniente do consumo doméstico e comercial, é uma fonte em potencial devido a sua vasta abundância e baixo valor agregado. Neste contexto, a produção de biodiesel em uma unidade piloto presente na UFRRJ foi estudada a partir da reação de transesterificação homogênea básica. A condição operacional empregada na planta piloto foi previamente determinada a partir de um planejamento experimental, objetivando maior conversão e menor gasto energético e material. Com auxílio de um simulador comercial, SuperPro Designer®, o balanço de massa e energia foi realizado. Com base no mercado nacional e internacional, os preços de materiais, utilidades, consumíveis e custos com operadores foram determinados. Uma análise prévia da produção de 250 kg/batelada de biodiesel, de acordo com as operações unitárias presentes na planta original, apresentou-se inviável economicamente considerando o custo unitário de biodiesel de $0,62/kg. A análise de sensibilidade mostrou que a planta torna-se viável economicamente a partir de um preço de venda do biodiesel igual ou superior a $0,754/kg, 34 centavos acima do valor inicialmente estimado. Simulações da produção de biodiesel na unidade piloto com óleos vegetais de diferentes custos de aquisição foram realizadas. Os resultados mostraram-se insatisfatórios do ponto de vista econômico, ratificando a importância do uso de matérias-primas de baixo valor agregado. Um “scale up” foi feito a partir da unidade piloto e os dados técnicos e econômicos mostraram que o projeto torna-se mais lucrativo partindo da produção de 2.500 kg de óleo residual, apresentando TIR e tempo de retorno de, respectivamente, 116,9% e 1 ano. A produção de biodiesel na unidade piloto foi realizada e o biodiesel produzido foi analisado e comparado quanto às especificações da ANP. Os valores de viscosidade cinemática, massa específica, ponto de fulgor, índice de iodo, corrosividade ao cobre e aspecto atenderam os limites preconizados pela ANP. |
Abstract: | The increasing economic and technological development over the world has caused a huge demand of energy. In Brazil, the transportation sector is the main responsible for energy consumption in the country, reaching 45.2% of the diesel use. In this scenario, renewable fuels become an attractive alternative due to the numerous benefits attributed to their use, such as degradability, absence of toxicity, reduction of pollutant emission and renewable origin. As in other countries, Brazil has authorized the use of a minimum quantity of biodiesel in diesel. Currently, according to federal law n° 11.097/2005, the minimum mixing percentage is equivalent to 7% and during 2016, it will increase to 8%. However, the major challenge to produce biodiesel in a large-scale is the high operating cost. According to the literature, the raw material costs are so high, and correspond to 70-85% of the total cost of production. The use of alternative and low cost sources of triglycerides for biodiesel production has been extensively studied. Waste oil, from domestic and commercial consumption, is a potential residue because of its high quantity available and low aggregated value. In this context, the production of biodiesel in a pilot unit present in the UFRRJ was studied using the homogeneous alkaline transesterification reaction. The operational condition used in the pilot plant was previously determined from an experimental planning, choosing the best one that gave the high conversion and acceptable values of viscosity. The simulations were performed in the SuperPro Designer®, and the prices of materials, utilities, consumables and costs with operators were determined based on the domestic and international market. A previous analysis of the production of 250 kg/batch of biodiesel was economically viable considering the unit cost of biodiesel of $ 0.62/kg. The sensitivity analysis showed that the plant becomes economically viable from a biodiesel price equal or greater than $ 0.754/kg, almost 34 cents above the initially estimated value. In order to turn the biodiesel production more profitable, simulations were done with different vegetable oils with different levels of costs. The results were unsatisfactory from the economic point of view, confirming the importance of the use of low cost raw materials. A scale up was made from the pilot unit and the technical and economic data showed that the project becomes more profitable starting from the production of 2.500 kg of residual oil, presenting IRR and return time of respectively 116.9 % and 1 year. The production of biodiesel in the pilot unit was carried out and the specifications were compared to ANP. The values of viscosity, specific mass, flash point, iodine content and corrosivity were in the limit range established by ANP. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13371 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Engenharia Química |
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