Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13476
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Os modos de vida – uma teoria perspectiva: uma aproximação entre as obras de Dostoiévski e Kierkegaard |
Título(s) alternativo(s): | - |
Autor(es): | Lopes Junior, Eduardo Eudes Prazeres |
Orientador(a): | Costa, Affonso Henrique Vieira da |
Primeiro coorientador: | Pinheiro, Ulysses |
Primeiro membro da banca: | Costa, Affonso Henrique Vieira da |
Segundo membro da banca: | Ramos, Pedro Hussak van Velthen |
Terceiro membro da banca: | Vieira, Vladimir Menezes |
Palavras-chave: | Kierkegaard;Dostoiévski;Teoria dos modos de vida;Perspectivismo ético;Kierkegaard;Dostoevsky;Theory of stages of life;Ethical perspectivism |
Área(s) do CNPq: | Filosofia |
Idioma: | por |
Data do documento: | 11-Abr-2017 |
Editor: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Ciências Humanas e Sociais |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Filosofia |
Citação: | LOPES JUNIOR, Eduardo Eudes Prazeres. Os modos de vida – uma teoria perspectiva: uma aproximação entre as obras de Dostoiévski e Kierkegaard. 2017. 105 f.. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica-RJ, 2017. |
Resumo: | Proponho, neste trabalho, a hipótese interpretativa de que a teoria kierkegaardiana dos modos de vida deve ser compreendida como uma teoria ética perspectiva, relativizando, assim, a noção de uma deontologia rígida, sem, contudo, descartar os pontos positivos dessa interpretação. Para tanto faço uso da análise tanto da obra de Kierkegaard quanto da obra de Dostoiévski, cujos pensamentos considero – e pretendo demonstrar – apresentam representativo grau de semelhança. A análise inicia pela investigação do modo estético de vida na temática do sedutor, contrapõe o caráter negativo dado ao sedutor a uma imagem positiva e termina por apresentar os conflitos existentes entre o estético e o ético, de modo a concluir, então, demonstrando que vantagens a hipótese interpretativa aqui apresentada oferece em relação à hipótese deontológica rígida – que, creio demonstrar, encontra problemas ao ser comparada a pressupostos kierkegaardianos fundamentais |
Abstract: | I propose, in this work, an interpretative hypothesis defending that Kierkegaard’s theory of modes of life should be understood as a perspectival theory of ethics, in doing so, I intend to relativize the notion of a rigid deontology in Kierkegaard, without discarding entirely the theory’s positive aspects. To do that, I analyze both Kierkegaard’s and Dostoevsky’s works, whose toughts I consider – and I will try to demonstrate that – to be in some degree of similar. The analyses begins by an investigation of the aesthetic mode of living present on the theme of the seducer; then, it proposes a contraposition to the negative aspect of the seducer by presenting a possible positive aspect of him; finally, it presents the conflicts between aesthetic and ethics, concluding, then, by the demonstration of the advantages that this interpretative hypothesis offers when compared to the rigid deontological hypothesis – which, I believe to have demonstrated, finds problems when compared to fundamental elements of Kierkegaard’s thought |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13476 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Filosofia |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2017 - Eduardo Eudes Prazeres Lopes Junior (2).pdf | Eduardo Eudes Prazeres Lopes Junior (2) | 1.31 MB | Adobe PDF | Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.