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Tipo do documento: Dissertação
Título: Ipseidade e fé em Kierkegaard: movimento identitário de plenificação ontológica
Título(s) alternativo(s): Ipseity and faith in Kierkegaard: identity movement of ontological plenification
Autor(es): Nery, Isaac Bruno da Silva
Orientador(a): Costa, Affonso Henrique Vieira da
Primeiro membro da banca: Costa, Affonso Henrique Vieira da
Segundo membro da banca: Moraes, Francisco José dias de
Terceiro membro da banca: Pisetta, Écio Elvis
Palavras-chave: Fé;Ipseidade;Reduplicação;Alteridade;Ética;Faith;Ipseity;Reduplication;Alterity;Ethic
Área(s) do CNPq: Filosofia
Idioma: por
Data do documento: 27-Ago-2019
Editor: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Programa: Programa de Pós-Graduação em Filosofia
Citação: NERY, Isaac Bruno da Silva. Ipseidade e fé em Kierkegaard: movimento identitário de plenificação ontológica. 2019. 67 f. Dissertação. (Mestrado em Filosofia) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Programa de Pós-Graduação em Filosofia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2019.
Resumo: A proposta norteadora da presente dissertação é assinalar a relação entre os conceitos de ipseidade e fé no pensamento de Søren Kierkegaard. Pressupomos que a originalidade de um tipo existencial está em jogo, onde tal existente só pode se dar, de modo pleno, no modo de ser da fé. Kierkegaard pensa o ser humano como um eu/self existencial – uma estrutura relacional em devir. Sua identidade (identidade-ipse) é extraposta. O existente humano é este ser que tem sua possibilidade de ser enraizada em Deus. Ser humano é carente de si mesmo. Ele possui a divina tarefa de tornar-se pleno: conquistar sua ipseidade. Destarte, objetivamos assinalar que a temática da fé, pensada como movimento de articulação existencial, expõe-se como a instância ontológica que responde pela gênese de um sentido existencial onde o ser humano torna-se si mesmo. Concomitantemente, o eixo central da presente reflexão propõe evidenciar o modo como o indivíduo é pensado através da relação Eu-Deus-Outro. Isso porque, o filósofo concebe uma alteridade ética onde o outro é constitutivo do self, a partir de uma interpelação divina.
Abstract: The guiding proposal of this dissertation is to point out the relation between the concepts of ipseity and faith in the thought of Søren Kierkegaard. We assume that the originality of an existential type is at stake, where such an existential type can only exist, fully, in the way of being of faith. Kierkegaard thinks the human being as an existential self - a relational structure in becoming. Your identity (ipse-identity) is extrapolated. The existing human is this being that has its possibility of being rooted in God. Being human is lacking in himself. He has the divine task of becoming what he is: conquering his ipseity. Thus, we aim to point out that the thematic of faith, thought of as an existential articulation movement, is exposed as the ontological instance that responds by the genesis of an existential sense where the human being becomes himself. Concomitantly, the central axis of the present reflection proposes to highlight the way in which the individual is thought through the I-God-Other relationship. This is because, the philosopher conceives an ethical alterity where the other is constitutive of the self, from a divine interpellation.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13496
Aparece nas coleções:Mestrado em Filosofia

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