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Tipo do documento: Dissertação
Título: O despertar pela imagem: do controle espetacular à resistência
Otros títulos: Awakening by the image: from spectacular control to resistance
Autor: Falqueiro, Tomás Cabral Meireles
Orientador(a): Ramos, Pedro Hussak Van Velthen
Primeiro membro da banca: Ramos, Pedro Hussak Van Velthen
Segundo membro da banca: Costa, Affonso Henrique Vieira da
Terceiro membro da banca: Costa, Gustavo Chataignier Gadelha da
Palabras clave: Imagem política;Sociedade do espetáculo;Domínio;Resistência;Visibilidades;political image;spectacular society;domination;resistance;visibilities
Área(s) do CNPq: Filosofia
Idioma: por
Fecha de publicación: 18-dic-2018
Editorial: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Programa: Programa de Pós-Graduação em Filosofia
Citación: FALQUEIRO, Tomás Cabral Meireles. O despertar pela imagem: do controle espetacular à resistência. 2018. 123 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2018.
Resumen: Vivemos em uma sociedade tomada por imagens. Discutir os aspectos referentes à imagem política esta que através de sua força de representação permite a ruptura do domínio da dimensão visual exercido no contemporâneo sobre os meios sociais. A sociedade espetacular se disseminou até uma dimensão sem precedentes. Pela via debordiana, não existe saída viável em princípio, diante do aliciamento do mercado de todas as instâncias da política e, por conseguinte, do visível. O anúncio de um futuro distópico vislumbrado na tomada do humano pela máquina e seu consequente domínio absoluto é dado, sob certa perspectiva, como certo. Porém, investigar o sentido de domínio é investigar o que está além do hemisfério visível da política. Compreender o sentido da amplitude do conceito que envolve a imagem política, seus meios de instituição, os impactos e as resistências possíveis à sua força é o objetivo desta dissertação. Ao correlacionar o pensamento de diversos autores que pensam a imagem no contemporâneo ao observar o sentido do domínio social pela imagem, este trabalho busca considerar outras possibilidades da imagem como força de resistência. Trata-se de entender as tecnologias de domínio que historicamente tem sido usadas, para traçar dimensões para além da materialidade do visível que podem produzir outros horizontes discursivos contra hegemônicos.
Abstract: We live in a society taken by images. Discussing the aspects referent to the political image, that which through it’s force of representation allows a rupture of the domination of a visual dimension exercised in the contemporary on social media. The spectacular Society has spread to an unprecedented extent. Following Guy Debord, there is no viable exit at first, against the market entrapment of all instances of politics and, therefore, of the visible. The announcement of a dystopic future glimpsed by the taking of the human by the machines and its consequent absolute domination is given by some perspective as certain. However, investigating the sense of domination is investigating what is beyond the visible hemisphere of politics. Understanding the meaning of the broad concept involving the political image in its amplitude, its means of institution, its impacts and the possible resistances to its force are the objectives of this dissertation. When correlating the thoughts of diverse authors dedicated to the field of the image in the contemporary by observing de meanings of the social domination through the image, this work will consider other possibilities of image as force of resistance. Comprehending the technologies of domination that have been historically used, in order to delineate dimensions that are beyond the materiality of the visible that can produce different counter-hegemonic discursive horizons.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13504
Aparece en las colecciones:Mestrado em Filosofia

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