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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13506
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | O drama do gênio na metafísica do Belo de Schopenhauer: sua mais alta expressão no Torquato Tasso de Goethe |
Otros títulos: | The drama of genius in the metaphysics of the Beautiful of Schopenhauer: its highest expression in the Torquato Tasso de Goethe |
Autor: | Silva, Iasmim Cristina Martins da |
Orientador(a): | Chevitarese, Leandro Pinheiro |
Primeiro membro da banca: | Debona, Vilmar |
Segundo membro da banca: | Cacciola, Maria Lucia |
Palabras clave: | Genius; ;;Contemplation;Gênio;Contemplação;Drama |
Área(s) do CNPq: | Ciências Humanas |
Idioma: | por |
Fecha de publicación: | 2-mar-2016 |
Editorial: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Ciências Humanas e Sociais |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Filosofia |
Citación: | Silva, Iasmim Cristina Martins da. O drama do gênio na metafísica do Belo de Schopenhauer: sua mais alta expressão no Torquato Tasso de Goethe. 2016. [72 f.]. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Filosofia) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica-RJ. |
Resumen: | Para Schopenhauer, o que caracteriza o gênio é o excedente da faculdade de conhecer (genialidade) que lhe possibilita acesso imediato à Ideia por meio da contemplação intuitiva, enquanto puro sujeito do conhecimento. Todavia, esta mesma potencialidade amplifica a vontade do gênio, quando este retoma a condição de indivíduo. Segundo o filósofo, o excedente da faculdade de conhecer pode tomar duas orientações, excludentes entre si: a orientação objetiva, quando ele se torna livre da servidão da vontade, ou a orientação subjetiva, ocasião em que o excedente se coloca a serviço da vontade individual. Por conta dessas duas orientações do excedente, o gênio ora se abstém do sofrimento, ora sofre de maneira extremada. O presente trabalho pretende apresentar a hipótese de que o gênio vivencia um drama existencial, que ultrapassa sobremodo o sofrimento natural inerente aos outros homens. Para tanto, objetiva-se recorrer à obra Torquato Tasso do Goethe, citada pelo próprio Schopenhauer. |
Abstract: | To Schopenhauer, a genius is characterized by the surplus of the faculty of knowing, which allows these individuals to have immediate access to the Idea through the intuitive contemplation, while a pure being of the knowledge. However, this potentiality amplifies the genius’ will, when the status of individual is retaken. According to the philosopher, the surplus of the faculty of knowing may take two guidances, which exclude themselves: the objective guidance, when one is freed from the bondage of the will, or the indirect guidance, occasion when the surplus is available to the individual guidance. As a consequence of the surplus, the genius either neglects suffering or suffers radically. This work intends to present the following hypothesis: the genius goes through existential drama that greatly surpasses the natural suffering inherent to other people. Thereunto Torquato Tasso, Goethe’s work, was utilized, since it has been mentioned by Schopenhauer |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13506 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado em Filosofia |
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