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Tipo do documento: Dissertação
Título: Entre a disciplina e o desempenho: uma reflexão sobre a educação escolar e suas controvérsias
Otros títulos: Between discipline and performance: a reflection on school education and its controversies
Autor: Reis, Leonardo dos Santos
Orientador(a): Carvalho, Danilo Bilate de
Primeiro membro da banca: Carvalho, Danilo Bilate de
Segundo membro da banca: Chevitarese, Leandro Pinheiro
Terceiro membro da banca: Carvalho e Faria, Filipe Ceppas de
Palabras clave: educação;relações de poder;Michel Foucault;education;Power relations
Área(s) do CNPq: Filosofia
Educação
Idioma: por
Fecha de publicación: 2-mar-2023
Editorial: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Programa: Programa de Pós-Graduação em Filosofia
Citación: REIS, Leonardo dos Santos. Entre a disciplina e o desempenho: uma reflexão sobre a educação escolar e suas controvérsias. 2023. 79 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2023.
Resumen: O objetivo do presente trabalho é, essencialmente, refletir sobre as novas problemáticas que estão relacionadas à educação que é empreendida nas instituições escolares das sociedades capitalistas e neoliberais da contemporaneidade. Não deixando os “antigos” problemas de lado, nosso interesse aqui será buscar novas ferramentas conceituais para compreender as mutações que essas instituições e estabelecimentos vêm sofrendo e a relação dessas mudanças com outras que têm ocorrido em setores variados das sociedades nas últimas décadas. Para levar essa tarefa a cabo, no primeiro capítulo, refletiremos, principalmente através de Michel Foucault, sobre a íntima relação que existe entre o surgimento e o desenvolvimento das instituições escolares e a consolidação das disciplinas enquanto tecnologia de poder. Dessa forma, teremos uma visão geral dos objetivos principais dessas instituições no momento em que elas surgiram e se difundiram no tecido social. No segundo capítulo, refletiremos, principalmente a partir de Byung-Chul Han, sobre o quanto as disciplinas não são mais capazes de, sozinhas, explicar a configuração das novas relações de poder das sociedades contemporâneas e neoliberais, ou seja, veremos então que, junto às disciplinas, vemos surgir um noivo paradigma de poder, que é o do “desempenho”. Por último, no terceiro capítulo, traremos uma discussão sobre como essa relação entre o paradigma disciplinar e o paradigma do desempenho influencia nos processos que ocorrem na educação escolar e como essas instituições expressam essa mudança não apenas em suas atuais metodologias de ensino/aprendizado, mas também nas “reformas” contemporâneas do ensino e na própria “contaminação” da linguagem escolar pela linguagem empresarial. Com isso, pretendemos “reproblematizar” determinados pontos relacionados à educação escolar e trazer à luz novos problemas que porventura possam estar ainda ocultados pela sombra do imperativo do desempenho.
Abstract: The objective of the present work is, essentially, to reflect on the new problems that are related to the education that is undertaken in the school institutions of contemporary capitalist and neoliberal societies. Not leaving the “old” problems aside, our interest here will be to seek new conceptual tools to understand the mutations that these institutions and establishments have been undergoing and the relationship of these changes with others that have occurred in various sectors of society in recent decades. To carry out this task, in the first chapter, we will reflect, mainly through Michel Foucault, on the intimate relationship that exists between the emergence and development of school institutions and the consolidation of disciplines as a technology of power. In this way, we will have an overview of the main objectives of these institutions at the time when they emerged and spread in the social fabric. In the second chapter, we will reflect, mainly from Byung-Chul Han, on how much disciplines are no longer able to explain the configuration of new power relations in contemporary and neoliberal societies, that is, we will see that we are no longer in a paradigm “disciplinary”, but in a “performance” paradigm. Finally, in the third chapter, we will discuss how this transition from a disciplinary paradigm to a performance paradigm influences the processes that occur in school education and how these institutions express this new paradigm not only in their current teaching/learning methodologies, but also in the contemporary “reforms” of teaching and in the “contamination” of school language by business language. With this, we intend to “reproblematize” certain points related to school education and bring to light new problems that may still be hidden by the shadow of the performance imperative.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13516
Aparece en las colecciones:Mestrado em Filosofia

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