Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13746
Tipo do documento: Dissertação
Título: A importância do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência para a formação de professores de Geografia do Instituto Multidisciplinar da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
Otros títulos: The importance of the Institutional Program of Scholarship Initiation to Teaching for the Training of Teachers of Geography of the Multidisciplinary Institute of the Federal Rural University of Rio de Janeiro
Autor: Medeiros, Isabela Batista de
Orientador(a): Salles, Cristiane Martins Cardoso de
Primeiro membro da banca: Santos, Clézio dos
Segundo membro da banca: Guimarães, Mauro
Palabras clave: Ensino de Geografia;Formação Docente;PIBID;Geography Teaching;Teacher Training
Área(s) do CNPq: Geografia
Idioma: por
Fecha de publicación: 8-nov-2017
Editorial: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Geografia
Citación: MEDEIROS, Isabela Batista de. A importância do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência para a formação de professores de Geografia do Instituto Multidisciplinar da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). 2017. 66 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2017.
Resumen: Quando direcionamos nosso olhar para a educação percebemos que muitos desafios precisam ser superados, dentre eles: problemas na formação inicial do professor, a maior valorização do bacharelado em detrimento das licenciaturas, a desvalorização do professor no âmbito social e econômico, a distância entre a Universidade e a Escola, dicotomia entre a teoria e a prática. Percebemos então o quanto a formação inicial do futuro docente, assim como a formação continuada e em serviço, é de extrema importância. Por isso, o incentivo de programas como o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), podem ajudar esses estudantes, futuros profissionais da educação, a enfrentar, com maior segurança os desafios postos pela educação contemporânea dentro da real necessidade da escola, onde os problemas são comuns a todos que dela fazem parte. Diante deste contexto, este trabalho tem como objetivo analisar como o PIBID influencia na formação dos alunos do curso de Geografia do Instituto Multidisciplinar da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
Abstract: When we turn our attention to education we realize that many challenges need to be overcome, among them: problems in the initial formation of the teacher, the higher valorization of the baccalaureate to the detriment of the degrees, the devaluation of the teacher in the social and economic scope, the distance between the University and the School, dichotomy between theory and practice. We then perceive that the initial formation of the future teacher, as well as the continuing and in-service training, is of the utmost importance. For this reason, the incentive of programs such as the Institutional Scholarship Program (PIBID) can help these students, future education professionals, to face with greater certainty the challenges posed by contemporary education within the real need of the school, where problems are common to all who are part of it. In this context, this paper aims to analyze how PIBID influences the training of students of the Geography course of the Multidisciplinary Institute of the Federal Rural University of Rio de Janeiro.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13746
Aparece en las colecciones:Mestrado em Geografia

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
2017 - Isabela Batista de Medeiros.pdfIsabela Batista de Medeiros1.15 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.