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Tipo do documento: Dissertação
Título: A Geografia escolar na contemporaneidade: uma análise a partir da perspectiva dos alunos do ensino médio da rede estadual no município de Nova Iguaçu - RJ
Otros títulos: Contemporary school geography: an analysis from the perspective of high school students from the state school in Nova Iguaçu - RJ
Autor: Oliveira Junior, Jardel da Silva
Orientador(a): Santos, Clézio dos
Segundo membro da banca: Queiroz, Edileuza Dias de
Terceiro membro da banca: Bonomo, Lorena Lopes Pereira
Palabras clave: Geografia;Disciplina Escolar;Ensino Médio;Geography;School Discipline;High School
Área(s) do CNPq: Geografia
Idioma: por
Fecha de publicación: 18-jul-2019
Editorial: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu
Programa: Programa de Pós-Graduação em Geografia
Citación: OLIVEIRA JUNIOR, Jardel da Silva. A Geografia escolar na contemporaneidade: Uma análise a partir da perspectiva dos alunos do ensino médio da rede estadual no município de Nova Iguaçu - RJ. 2019. 85 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Instituto de Agronomia/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, RJ, 2019.
Resumen: Sabe-se que a educação geográfica está debruçada sobre vários desafios e possibilidades no contexto atual. Além dos problemas internos da geografia enquanto disciplina, tanto em aspectos teóricos quanto metodológicos, a mesma também enfrenta obstáculos no que tange as falhas no sistema educacional brasileiro, impossibilitando um processo de ensino-aprendizagem em geografia realmente significativo. A presente pesquisa tem como objetivo principal analisar de que forma os conhecimentos geográficos estão adentrando em sala de aula por meio da visão dos estudantes do ensino médio da rede estadual no município de Nova Iguaçu - RJ. Utiliza uma metodologia bibliográfica e quantitativo-qualitativa, tendo como propósito entender quais são as problemáticas que estão inseridas no universo geográfico nas escolas públicas. Para isso, é efetuada uma explanação teórica referente a história da geografia enquanto ciência e disciplina escolar, além das principais questões no que se refere ao ensino de geografia na atualidade. Posteriormente, foram analisados questionários discursivos aplicados aos estudantes do ensino médio do Colégio Estadual Engenheiro Arêa Leão, assim como entrevistas realizadas com professores de geografia que lecionam na escola, buscando entender quais são as suas demandas em relação ao ensino de geografia nas escolas públicas. Como resultado, concluiu-se que os alunos ainda têm a visão de uma geografia acrítica, tendo como função apenas informar conhecimento, sem intervenção na sociedade e tendo os mapas como fundamento principal da disciplina. Além disso, percebe-se que os professores tentam exercer práticas que traga uma significância para a geografia escolar, porém encontram dificuldades para a efetivação de resultados expressivos desse processo.
Abstract: Geographical education is known to address various challenges and possibilities in the current context. In addition to the internal problems of geography as a discipline, both in theoretical and methodological aspects, it also faces obstacles regarding the failures in the Brazilian educational system, making it impossible for a truly meaningful teaching-learning process in geography. This research aims to analyse how the geographic knowledge has been given in the classroom through the point of view of the high school students of the public schools in Nova Iguaçu - RJ. The research makes use of a bibliographic and quantitative-qualitative methodology, in order to understand the problems that are inserted in the geographical universe of the public schools. Therefore, a theoretical explanation is made regarding the history of geography as a science and school subject, in addition to the main issues regarding the teaching geography nowadays. Subsequently, discursive questionnaires applied to high school students of the Engenheiro Arêa Leão State College were analyzed, as well as interviews with geography teachers who teach at the school, seeking to understand what their demands regarding the teaching of geography in public schools are. As a result, it was concluded that students still have the vision of an uncritical geography, having as its function only informing knowledge, without intervention in society and having maps as the main foundation of the discipline. In addition to that, it is clear that teachers try to use practices that bring significance to the school geography, but find difficulties for the realization of expressive results of this process.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13763
Aparece en las colecciones:Mestrado em Geografia

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