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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13794
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Ensino de Geografia e jogos eletrônicos: análise de temas geográficos na escola básica |
Título(s) alternativo(s): | Teaching Geography and electronic games: analysis of geographic themes in elementary school |
Autor(es): | Silva, Douglas Basilio da |
Orientador(a): | Santos, Clézio dos |
Primeiro membro da banca: | Santos, Clézio dos |
Segundo membro da banca: | Cardoso, Cristiane |
Terceiro membro da banca: | Pereira, Guilherme do Nascimento |
Palavras-chave: | Ensino de Geografia;Raciocínio Espacial;Representação espacial;Jogos Eletrônicos;Minecraft;Geography teaching;Spatial Knowledge;Spatial representation;Electronic games |
Área(s) do CNPq: | Geografia |
Idioma: | por |
Data do documento: | 30-Jul-2021 |
Editor: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Agronomia Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Geografia |
Citação: | SILVA, Douglas Basilio da. Ensino de Geografia e jogos eletrônicos: análise de temas geográficos na escola básica. 2021. 93 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Instituto de Agronomia/Instituto Multidisciplinar, Departamento de Geografia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, RJ, 2021. |
Resumo: | Nos dias de hoje é inegável a presença das tecnologias da informação em todos os cantos e recantos do cotidiano. Cada vez mais as pessoas estão conectadas as mais diversas plataformas de mídia. Na última década vimos a mídia dos jogos eletrônicos ter um crescimento exponencial no mundo, gerando assim uma demanda global e alavancando o setor economicamente. A mídia dos jogos eletrônicos tem se consolidado de forma rápida e crescente no cotidiano das pessoas, se tornando uma prática de lazer do dia a dia comum e rotineira, ocupando o tempo que antes não ocupava como o trajeto de ida e volta para o trabalho. Entretanto, entendendo as demandas deste novo horizonte a ser pesquisado, salientamos a importância e necessidade da geografia em analisar, entender e costurar teses acerca deste novo campo temático. O objetivo geral da pesquisa é analisar como os jogos eletrônicos no ensino da geografia podem auxiliar na aprendizagem da ciência geográfica. A metodologia adotada é qualitativa e utiliza o estado da arte, como método para investigar as pesquisas produzidas nos últimos oito anos referentes a temática pesquisada. Após a organização e amostragem dos resultados análise dos trabalhos encontrados, selecionamos três pesquisas para entender a potencialidade de representar a ciência geográfica por meio dos jogos eletrônicos na disciplina de geografia. Para análise das dissertações optamos pelo método de Libault (1971) que define a pesquisa geográfica em quatro níveis que nos serve nas ações de coleta e tratamento dos dados: compilatório, correlatório, semântico e o normativo preconizando uma ordem lógica de desenvolvimento. Desta forma destacamos que a relevância desta pesquisa se encontra exatamente no desvendar das possibilidades representativas da ciência geográfica para o ensino de geografia através do jogo eletrônico Minecraft. Além disso, verificou-se a partir da análise comparativa qualitativa que as experiências promovidas pelos autores com o jogo eletrônico são potentes para serem utilizadas em sala de aula como prática pedagógica. A pesquisa também contribui para o desdobramento de uma nova linguagem virtual que auxilia a ciência geográfica como um todo, sendo capaz de traduzir a realidade espacial através da interatividade, da imersão, da espacialidade navegável e da territorialidade. |
Abstract: | Nowadays, the presence of information technologies is undeniable in every nook and cranny of everyday life. More and more people are connected to the most diverse media platforms. In the last decade we have seen electronic games media grow exponentially in the world, thus generating global demand and boosting the sector economically. The electronic games media has been rapidly and increasingly consolidated in people's daily lives, becoming a common and routine day-to-day leisure practice, occupying the time it did not use before as the commute to and from work. However, understanding the demands of this new horizon to be researched, we overlook the importance and necessity of geography in analyzing, understanding and sewing theses about this new thematic field. The general objective of the research is to analyze how electronic games in geography education can help in the learning of geographic science. The adopted methodology is qualitative and uses the state of the art as a method to investigate the research produced in the last eight years regarding a researched theme. After organizing and sampling the results of the analysis of the works found, three studies were selected to understand the potential of representing geographic science through electronic games in the geography discipline. For the analysis of the dissertations, we chose the method of Libault (1971), which defines a geographic research in four levels that serves us in the actions of data collection and treatment: compilation, correlative, semantic and normative, recommending a logical order of development. In this way, we emphasize that a research of this research is found exactly in the unveiling of the representative possibilities of the geographic science for the teaching of geography through the Minecraft electronic game. Furthermore, it was verified from the qualitative comparative analysis that the experiences promoted by the authors with the electronic game are powerful to be used in the classroom as a pedagogical practice. The research also contributes to the development of a new virtual language that helps geographic science as a whole, being able to translate local reality through interactivity, immersion, navigable spatiality and territoriality. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13794 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Geografia |
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