Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13801
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Formação Cidadã e os estudos do Território como potencial pedagógico no ensino de geografia |
Autor(es): | Fonseca, Tereza Helena Nunes |
Orientador(a): | Santos, Ana Maria Marques |
Primeiro membro da banca: | Santos, Ana Maria Marques |
Segundo membro da banca: | Santos, Clézio dos |
Terceiro membro da banca: | Azevedo, Patrícia Bastos de |
Palavras-chave: | Ensino de Geografia;território;cidadania territorializada;pesquisa-ação;Geography teaching;territory;territorialized citizenship;action research |
Área(s) do CNPq: | Geografia |
Idioma: | por |
Data do documento: | 4-Dez-2017 |
Editor: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Agronomia Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Geografia |
Citação: | FONSECA, Tereza Helena Nunes. Formação Cidadã e os estudos do Território como potencial pedagógico no ensino de geografia. 2017. 135 f. Dissertação. (Mestrado em Geografia) - Instituto Multidisciplinar/Instituto de Agronomia, Departamento de Geografia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Nova Iguaçu, Rio de Janeiro, 2017. |
Resumo: | Este trabalho busca discutir, no ensino de geografia, a formação cidadã a partir do potencial pedagógico dos estudos do território, numa perspectiva de uma cidadania territorializada. Mais especificamente, de que modo os estudos do território no ensino fundamental podem contribuir para formar uma noção de cidadania de pertença sobre o território, sendo este considerado em suas múltiplas dimensões. Esta pesquisa nasce da minha prática cotidiana no ensino de geografia no âmbito de uma escola municipal, no sub bairro de Jardim Palmares, localizado em Paciência, zona oeste da cidade do Rio de Janeiro, e da minha percepção e dúvida sobre se a escola, de certo modo, e o ensino de geografia, mais especificamente, tem contribuído para a formação de cidadãos críticos, conscientes e apropriados do território sobre o qual estão inseridos. Nesse sentido, para apoiar o pensar sobre a prática desta cidadania com consciência no território, destacam-se a construção das capacidades de intervenção sobre os eventos e fenômenos que se desenrolam no território, para isso nos pautamos em Gutiérrez e Santos para apoiar a discussão teórica nas categorias de cidadania a serem discutidas neste trabalho; e Haesbaert e Santos para fundamentar a categoria de território. Esta pesquisa foi desenvolvida em três etapas: levantamento bibliográfico, trabalho de campo da pesquisa e, por último, análise dos resultados. A partir dos dados analisados, foi possível constatar que é possível a realização de uma práxis que leve em consideração o conhecimento construído a partir das trocas de saberes e sobre a formação para a cidadania, com aporte nos estudos sobre o território e práticas territoriais dos alunos. Demos ênfase aos estudos sobre o território, dada sua relevância e de seu caráter potencialmente pedagógico no trabalho de construção de cidadania no ensino de geografia, buscando pensar a prática desta cidadania com consciência no território. |
Abstract: | This work tries to discuss, in the geography teaching, the citizen formation from the pedagogical potential of the studies of the territory, in perspective of a territorialized citizenship. More specifically, how territorial studies in elementary education can contribute to forming a notion of citizenship of belonging to the territory, being considered in its multiple dimensions. This research is born from my daily practice in geography teaching within a municipal school, in the suburb of Jardim Palmares, located in Paciência, west zone of the city of Rio de Janeiro, and from my perception and doubt about whether the school, from Geography teaching, in particular, has contributed to the formation of critical, conscious and appropriate citizens of the territory to which they are embedded. In this sense, in order to support the thinking about the practice of this citizenship with a conscience in the territory, the construction of the capacities of intervention on the events and phenomena that unfold in the territory stand out, for that we gutierrez in Gutiérrez and Santos to support the theoretical discussion in the categories of citizenship to be discussed in this study; and Haesbaert and Santos to base the category of territory. This research was developed in three stages: bibliographical survey, field work of the research and, finally, analysis of the results. From the data analyzed, it was possible to verify that it is possible to carry out a praxis that takes into account the knowledge built from the exchanges of knowledge and on the formation for citizenship, with contribution in the studies on the territory and territorial practices of the students . We have emphasized the studies on the territory, given its relevance and its potentially pedagogical character in the work of building citizenship in the teaching of geography, trying to think the practice of this citizenship with conscience in the territory. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13801 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Geografia |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2017 - Tereza Helena Nunes Fonseca.pdf | 4.41 MB | Adobe PDF | Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.