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Tipo do documento: Dissertação
Título: O nascimento do Cinema Novo no Brasil e sua representação da Marginalidade Social - Uma análise fílmica (1960-1964)
Autor: Colvero Júnior, Thirso Naval
Orientador(a): Teixeira, Rebeca Gontijo
Primeiro membro da banca: Teixeira, Rebeca Gontijo
Segundo membro da banca: Nogueira, Nathalia Sanglard de Almeida
Terceiro membro da banca: Malafaia, Wolney Vianna
Quarto membro da banca: Barros, José Costa D'Assunção
Palabras clave: Cinema Novo;marginalidade social;cinema;social marginality
Área(s) do CNPq: História
Idioma: por
Fecha de publicación: 31-jul-2020
Editorial: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Programa: Programa de Pós-Graduação em História
Citación: COLVERO JUNIOR, Thirso Naval. O nascimento do Cinema Novo no Brasil e sua representação da Marginalidade Social - Uma análise fílmica (1960-1964), 2020, 136 f. (Mestrado em História) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2020.
Resumen: Considerando o filme não somente como instrumento para o entretenimento, mas também, e principalmente, como uma ferramenta capaz de expressar as ideias de quem o produz, através de uma articulação entre valores estéticos e ideológicos, que podem, eventualmente, transforma-se em um projeto político, esta pesquisa visa analisar e refletir a respeito de quatro obras cinematográficas produzidas no Brasil entre os anos de 1960 e 1964, identificadas dentro de um movimento cinematográfico moderno e de contestação, intitulado e reconhecido por seus realizadores como Cinema Novo. Assim, os filmes cinemanovistas : “Barravento” (Glauber Rocha, 1962), “Cinco Vezes Favela” (Farias, Borges, Diegues, Andrade, Hirzman, 1962), “Vidas Secas” (Nelson Pereira dos Santos,1963) e “Deus e o Diabo na Terra do Sol” (Glauber Rocha, 1964) serão aqui analisados e debatidos dentro de seus universos simbólicos buscando identificar a forma como o tema da marginalidade social permeou esta primeira fase do movimento e de que maneira estas obras tentaram construir, através de suas narrativas, uma representação do Brasil no período em que estes filmes se inserem.
Abstract: Considering the film not only as an instrument for entertainment, but also, and mainly, as a tool capable of expressing the ideas of those who produce it, through an articulation between aesthetic and ideological values, which can eventually become a political project, this research aims at analyzing and reflecting on four cinematographic works produced in Brazil between the years of 1960 and 1964, identified within a modern and contested film movement, titled and recognized by its directors as Cinema Novo. Thus, the films: "Barravento" (Glauber Rocha, 1962), "Cinco Vezes Favela" (Farias, Borges, Diegues, Andrade, Hirzman, 1962), "Vidas Secas" (Nelson Pereira dos Santos, 1963) and “Deus e o Diabo na Terra do Sol "(Glauber Rocha, 1964) will be analyzed and debated within their symbolic universes, trying to identify how the theme of social marginality permeated this first phase of the movement and in what way these works tried to construct, through of their narratives, a representation of Brazil in the period in which these films are inserted.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13831
Aparece en las colecciones:Mestrado em História

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