Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13930
Tipo do documento: Dissertação
Título: O Cinema no Front: Frank Capra, nacionalismo e propaganda na Segunda Guerra Mundial
Título(s) alternativo(s): Cinema at the Front: Frank Capra, Nationalism and propaganda at the World War II
Autor(es): FERNANDES, Marília Monitchele Macêdo
Orientador(a): Moraes, Luis Edmundo de Souza
Primeiro membro da banca: Moraes, Luis Edmundo de Souza
Segundo membro da banca: Heinz, Flavio Madureira
Terceiro membro da banca: Gherman, Michel
Palavras-chave: Frank Capra;Cinema;Segunda Guerra Mundial;Nacionalismo;Propaganda;Frank Capra;Cinema;World War II;Nationalism;Propaganda
Área(s) do CNPq: História
Idioma: por
Data do documento: 29-Set-2021
Editor: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Programa: Programa de Pós-Graduação em História
Citação: FERNANDES, Marília Monitchele Macêdo. O Cinema no Front: Frank Capra, nacionalismo e propaganda na Segunda Guerra Mundial. 2021. 150f. Dissertação (Mestrado em História) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica. 2021.
Resumo: A presente dissertação tem como proposta analisar os elementos discursivos da série de filmes Why We Fight, produzida por Frank Capra entre 1942 e 1945, logo após a entrada oficial dos EUA na Segunda Guerra Mundial, e suas imbricações com o nacionalismo estadunidense. Para tal, apresentaremos o diretor, indicando algumas de suas visões de mundo e posicionamentos sociais e políticos, falaremos sobre a construção narrativa e os elementos fílmicos dos documentários analisados e nos deteremos em seus elementos retóricos e suas funções sociais e discursivas. Além disso, este material analítico apresenta elementos comparativos, trazendo filmes de Capra em outras fases de sua vida e de outros diretores que produziram no mesmo período, elencando características que podem ser comparáveis com o trabalho do diretor Ítalo-americano e oferecendo uma base mais sólida de análise. Tal esforço nos ajuda a compreender a potência dos objetos de cultura (no nosso caso o cinema) como campo de análise das disputas sociais e militares, bem como seu uso para a propagação e legitimação de políticas de Estado.
Abstract: The purpose of this work is to analyze the discursive elements of the film series Why We Fight, produced by Frank Capra between 1942 and 1945, shortly after the official entry of the USA into World War II, and its connections with american nationalism. To this end, we will present the director, indicating some of his worldviews and social and political positions, we also will talk about the narrative construction and the filmic elements of the documentaries, and we will focus on its rhetorical elements and its social and discursive functions. Besides that, this work shows comparative elements, bringing Capra’s movies in different phases of production and movies of others directors that made films in the same time of Capra, listing technical features that can be compared with the italian-american director offering a more solid base of analysis. Such effort helps us to understand the power of cultural objects (in our case, cinema) as a field of analysis of social and military disputes, as well as their use for the propagation and legitimation of State policies.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13930
Aparece nas coleções:Mestrado em História

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021 - Marilia Monitchele Macêdo Fernandes.pdf2021 - Marilia Monitchele Macêdo Fernandes2.89 MBAdobe PDFThumbnail
Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.