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Tipo do documento: Dissertação
Título: Entre Estácios, Jorges, Vicentes e Raymundos: as figurações de masculinidades nos romances Helena e Yayá Garcia, de Machado de Assis
Otros títulos: Between Estácios, Jorges, Vicentes and Raymundos: the figurations of masculinities in the serial novels Helena and Yayá Garcia, by Machado de Assis
Autor: Cunha, Wagner Perrotta
Orientador(a): Oliveira, Maria da Glória de
Primeiro membro da banca: Oliveira, Maria da Glória de
Segundo membro da banca: Lopes, Fábio Henrique
Terceiro membro da banca: Ramos, André da Silva
Quarto membro da banca: Rodrigues, Leandro Garcia
Palabras clave: Masculinidades;Helena;Yayá Garcia;Machado de Assis;Masculinities;Helena;Yayá Garcia;Machado de Assis
Área(s) do CNPq: História
Idioma: por
Fecha de publicación: 16-jul-2021
Editorial: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Programa: Programa de Pós-Graduação em História
Citación: CUNHA, Wagner Perrotta. Entre Estácios, Jorges, Vicentes e Raymundos: as figurações de masculinidades nos romances Helena e Yayá Garcia, de Machado de Assis. 2021. 228 f. Dissertação (Mestrado em História) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2021.
Resumen: A presente dissertação investiga as masculinidades nos romances Helena e Yayá Garcia, folhetins publicados respectivamente em 1876 e 1878. O trabalho consiste em observar as relações de gênero, a pluralidade de figurações masculinas e os modos como estes personagens remetem a valores, ideais, qualidades e formas de ser homem, vigentes no século XIX no Brasil. Nesta pesquisa, também abordamos as relações entre os conceitos de ficção, literatura e história nos romances em folhetim. Elaborou-se assim, a hipótese de uma “aquarela das masculinidades” machadiana, em que foi possível mapear cada figuração elaborada pelo escritor, presente nessas duas obras literárias oitocentistas.
Abstract: This dissertation investigates masculinities in the serial novels Helena and Yayá Garcia, published respectively in 1876 and 1878. The work consists of observing gender relations, the plurality of male figurations and the ways in which these characters refer to values, ideals, qualities and ways of being a man, in force in the nineteenth century in Brazil. In this research, we also address the relationships between the concepts of fiction, literature and history in serial novels. Thus, the hypothesis of a Machadian “watercolor of masculinities” was elaborated, in which it was possible to map each figuration elaborated by the writer, present in these two nineteenth-century literary works.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13957
Aparece en las colecciones:Mestrado em História

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