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Tipo do documento: Dissertação
Título: Emblema Sagitado: os jesuítas e o patrocinium de São Sebastião no Rio de Janeiro, sécs. XVI-XVII
Título(s) alternativo(s): Arrowed Emblem: Jesuits and the patrocinium of Saint Sebastian on Rio de Janeiro, XVI-XVIIth centuries
Autor(es): Cardoso, Vinicius Miranda
Orientador(a): Santos, Beatriz Catão Cruz
Primeiro membro da banca: Gonçalves, Margareth de Almeida
Segundo membro da banca: Hermann, Jacqueline
Palavras-chave: Saint Sebastian;Jesuits;São Sebastião;Rio de Janeiro;Jesuítas
Área(s) do CNPq: Ciências Humanas
Idioma: por
Data do documento: 7-Mai-2010
Editor: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Programa: Programa de Pós-Graduação em História
Citação: CARDOSO, Vinicius Miranda. Emblema Sagitado: os jesuítas e o patrocinium de São Sebastião no Rio de Janeiro, sécs. XVI-XVII. 2010. 185 f. Dissertação (Mestrado em História) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2010.
Resumo: O objetivo desta dissertação de mestrado é identificar, analisar e explicar os fundamentos do culto a São Sebastião como santo patrono citadino do Rio de Janeiro tal como a Companhia de Jesus o concebeu, utilizou e deu a ler, entre a segunda metade do século XVI e a primeira do século XVII. A veneração e o simbolismo do santo ganharam uma forma inaciana com a atualização, adequação e ritualização de suas representações concernentes à fundação e à proteção perene da urbe de Estácio de Sá. Com base na correspondência da ordem de Santo Inácio, na narrativa de uma visitação jesuítica e em certos “autos” ou “poesias” atribuídos a José de Anchieta, procurar-se-á demonstrar como os padres da Companhia se fizeram promotores da declarada proteção do patrono flechado, representado como emblema perpétuo da cidade. Inserindo-se na perspectiva retórico-político-teológica que embasava a atuação dos padres e irmãos da Companhia na América portuguesa, a lembrança do santo foi registrada, formalizada e cultivada na cidade através de escritos e ritos que se destinavam ao heterogêneo auditório citadino, propondo aos diferentes habitantes uma relação de clientela (patrocinium) com o santo protetor. O discurso propagado pelos jesuítas acerca do patrocínio de São Sebastião ao Rio de janeiro se baseava fundamentalmente na relação de identidade que ligava o santo à cidade desde a fundação, especialmente no que diz respeito ao nome da urbe e à memória de casos milagrosos que revelariam o zelo e a proteção do padroeiro à campanha de conquista da Guanabara, ante franceses e índios Tamoio (1565-1567).
Abstract: This dissertation aims to identify, analyze and explain the foundations of Saint Sebastian’s cult as Rio de Janeiro’s city patron saint, in the way Society of Jesus has conceived, used and read, between the second half of XVIth century and the first of XVIIth. The veneration and the symbolism of that saint has assumed an ignatian form by means of actualization, adaptation and ritualizing of his representations concerned with Rio’s foundation and continuous protection. Based on Saint Ignatius Order lettering, on a narrative about a Jesuit visitation and on certain acts or poetry attributed to José de Anchieta, this work intends to demonstrate how fathers of that Society turned into promoters of the declared protection furnished by that arrowed patron, represented as an eternal emblem of the city. Within the rhetoric-politicaltheological perspective that sustained the members of Society of Jesus’ actuation in Portuguese America, that saint’s recordation was registered, formalized and cultivated in the city through writings and rites that were destined to the heterogeneous urban audience, proposing to that different inhabitants a clientele relationship (patrocinium) with the protector saint. The discourse propagated by Jesuits about Saint Sebastian’s supporting to Rio de Janeiro was based primordially on a relation of identity linking the saint to the city since its foundation, especially regarding to the city’s name and the memory of miraculous cases that would reveal zeal care and protection offered by the patron for Guanabara Bay’s conquest campaign, against French people and Tamoyo Indians (1565-1567).
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13979
Aparece nas coleções:Mestrado em História

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