Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14015
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Entre modernidades desarticuladas, tradições e nação: uma análise dos textos autorais e das encenações da Companhia Negra de Revistas - Rio de Janeiro, 1926 |
Autor: | Bongiovanni, Luca |
Orientador(a): | Nascimento, Álvaro Pereira do |
Primeiro membro da banca: | Nascimento, Álvaro Pereira do |
Segundo membro da banca: | Barros, José D’Assunção |
Terceiro membro da banca: | Domingues, Petrônio José |
Palabras clave: | Teatro de revista;Modernidade negra;Afro-diáspora atlântica;Black Modernity;Atlantic afro-diaspora |
Área(s) do CNPq: | História |
Idioma: | por |
Fecha de publicación: | 8-may-2015 |
Editorial: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Ciências Humanas e Sociais |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em História |
Citación: | BONGIOVANNI, Luca. Entre modernidades desarticuladas, tradições e nação: uma análise dos textos autorais e das encenações da Companhia Negra de Revistas - Rio de Janeiro, 1926. 2015. 275 f. Dissertação (Mestrado em História). Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2015. |
Resumen: | A análise das encenações das peças teatrais revisteiras que a Companhia Negra de Revistas do cenógrafo português Jaime Silva e do autor e ator baiano De Chocolat apresentou no Teatro Rialto de Rio de Janeiro em 1926 releva a evidente presença de uma proposta que redimensiona no sentido “negro” muitos dos elementos culturais mais identificáveis com o caráter brasileiro. Nesse contexto formado pela pluralidade dos diálogos que se instituem entre modernidade, nacionalismo e questão racial, destaca-se também a marcada presença de um discurso propriamente afro-diaspórico de acordo com o conceito de “sistema do Atlântico Negro” elaborado pelo sociólogo britânico Paul Gilroy. Utilizando uma perspectiva transnacional e intercultural, a análise das peças é feita a partir dos textos autorais das peças e dos comentários da imprensa e dos intelectuais que assistiram aos espetáculos e tenta evidenciar a importância dos aspectos performáticos das encenações propostas ao público. |
Abstract: | The analysis of the stageplays that Jaime Silva’s and De Chocolat’s Companhia Negra de Revistas presented in the Rio de Janeiro’s Teatro Rialto in 1926 reveals the presence of a “black” proposal about many of the most recognizable cultural elements of the Brazilian character. In this context formed by the plurality of the dialogues that modernity, nationalism and racial problem institued between them, also stands out the strong presence of an african-diasporic discourse according to the concept of “Black-Atlantic system” elaborated by Paul Gilroy. Using a transnational and intercultural perspective, the analysis of the stageplays is made from the authors’ scripts and the comments of the press and tries to highlight the relevance of the performative aspects on stage. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14015 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado em História |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2015 - Luca Bongiovanni.pdf | Documento principal | 1.87 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.