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Tipo do documento: Dissertação
Título: Tablado e Palanque – A formação da categoria profissional dos artistas no Rio de Janeiro (1918 – 1945)
Otros títulos: Stage and Scaffold - The formation of the professional category of artists in Rio de Janeiro (1918-1945)
Autor: Veras, Flavia Ribeiro
Orientador(a): Fortes, Alexandre
Primeiro membro da banca: Ferreras, Norberto Osvaldo
Segundo membro da banca: Fontes, Paulo Roberto Ribeiro
Terceiro membro da banca: Popinigis, Fabiane
Palabras clave: História do Trabalho no Brasil;Artistas;Sindicatos;Legislação Trabalhista;Labor History in Brazil;Artists;Unions;Labor Law
Área(s) do CNPq: Ciências Humanas
Idioma: por
Fecha de publicación: 20-ago-2012
Editorial: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Programa: Programa de Pós-Graduação em História
Citación: VERAS, Flavia Ribeiro. Tablado e Palanque - A formação da categoria profissional dos artistas no Rio de Janeiro (1918 - 1945). 2012. 137 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica.
Resumen: Este trabalho tem o intuito de estudar a transformação do corpo de artistas do Rio de Janeiro em uma categoria trabalhista. O corte temporal estabelecido para essa pesquisa é 1918, dada de fundação da Casa dos Artistas e 1945, data da publicação do último estatuto do Sindicato dos Artistas produzido durante o governo Vargas. Pensar a profissionalização dos artistas e sua organização trabalhista tem muito a ver com o processo de industrialização e com o incremento da indústria das diversões na cidade que aprofundou as diferenças entre o trabalhador-artista e o artista-empresário (que, além de artista, era o dono da companhia). É muito importante, para a construção desse trabalho, refletir sobre a montagem do Sindicato da categoria e suas ligações com o poder público. Outro ponto importante foi a descrição da categoria. Em uma análise quantitativa, foi possível traçar o perfil dos artistas que atuavam no Rio de Janeiro, em termos de raça, gênero, estado civil e escolaridade, bem como os espaços de trabalho: companhias teatrais, circos, cinemas e rádios e as diversas categorias que em que se subdivida a profissão de artista: bailarinas, atores, dançarinas, cantores, circenses etc. Foi possível perceber, através do cruzamento de informações, que algumas especializações eram mais prestigiadas e ofereciam maior segurança no emprego do que outras.
Abstract: This work aims to study the transformation of the body of artists from Rio de Janeiro in a labor category. The time limits established for this study are 1918, year in which the House of Artists was founded and 1945, last date of publication of the statute of the Artists Union produced during the Vargas government. Thinking about the professionalization of artists and their labor organization has a lot to do with the process of industrialization and growth of the entertainment industry in the city, that deepened the differences between the worker-artist and artist-entrepreneur (who was an artist as well as the owner of the company). It is very important for the construction of this work to reflect on the building up of the Union that represented the category and its links with the government. Another important point is the category description. In a quantitative analysis, it was possible to trace the profile of the artists who worked in Rio de Janeiro, according to race, gender, marital status and education, as well as their workspaces (theatrical companies, circuses, theaters and radios); and the categories in which the profession of artist was subdivided (dancers, actors, dancers, singers, circus etc.) Therefore, it became possible to conclude, through the intersection of information, that some specialties were most prestigious and offered greater job security than others.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14036
Aparece en las colecciones:Mestrado em História

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