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Tipo do documento: Dissertação
Título: Educação indígena no Império: a Colônia Orfanológica Agrícola e Industrial Isabel e o projeto pedagógico dos capuchinhos (1874- 1889). 2013
Otros títulos: Indigenous education in the Empire: the Agricultural Orphanage Colony and Industrial Isabel and the Capuchin pedagogical project (1874-1889). 2013
Autor: Balduino, Ana Paula
Orientador(a): Moreira, Vania Maria Losada
Primeiro membro da banca: Gonçalves, Margareth de Almeida
Segundo membro da banca: Rizzini, Irma
Palabras clave: Educação indígena;transculturação e assimilação;período imperial;Indigenous education;transculturation and assimilation;imperial period
Área(s) do CNPq: Ciências Humanas
Idioma: por
Fecha de publicación: 15-jul-2013
Editorial: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Programa: Programa de Pós-Graduação em História
Citación: BALDUINA, Ana Paula. Educação indígena no Império: a Colônia Orfanológica Agrícola e Industrial Isabel e o projeto pedagógico dos capuchinhos (1874-1889). 2013. 2013. 147 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica.
Resumen: A dissertação tem como objetivo central analisar como a educação é vista pela historiografia, pelo indigenismo e pela política indigenista. Ressaltamos que a historiografia pouco aborda sobre a temática educacional e sua função de instrumento de “civilização” voltada para as comunidades indígenas. Ao analisar as obras dos intelectuais do IHGB não encontramos nenhum intelectual que defendesse, de forma direta, a importância da educação nesse processo. Contudo, lendo nas entrelinhas de seus discursos percebemos que as propostas educacionais estavam inseridas nas ideias de catequese, trabalho e até mesmo na ideia de branqueamento/ miscigenação. Para dar escopo à nossa argumentação verificamos a operacionalização desse empreendimento ressocializador na Colônia Isabel, criada em 1874, na cidade de Recife, Pernambuco. Frisamos ainda que a questão educacional está atrelada diretamente à política indigenista a fim de tornar exequível o projeto de inclusão das populações indígenas ao corpo da nação imperial. E, por último ressaltamos a importância do processo de miscigenação para a inserção dos indígenas e frisamos que essa mistura era incentivada nas próprias instituições educacionais. Percebemos que as diferenças étnicas eram instrumentos de exclusão social e, por isso, a miscigenação, seja racial ou cultural, foi crucial para o empreendimento “civilizador” incentivado pelo Estado nacional. Na Colônia Isabel, essa questão étnica era tão importante que os alunos ao serem matriculados na instituição não tinham sua “qualidade”, ou melhor, característica étnica registrada, a fim de reclassificá-los e abrasileirá-los.
Abstract: The main objective of the dissertation is to analyze how education is seen by the historiography, indigenism and indigenist politics. We emphasize that historiography little discusses the educational theme and its role as an instrument of “civilization” focused on indigenous communities. When analyzing the works of IHGB intellectuals, we found no intellectual who directly defended the importance of education in that process. However, reading between the lines of their speeches we realize that the educational proposals were inserted in the ideas of catechesis, work and even in the idea of ​​bleaching / miscegenation. In order to give scope to our arguments, we verify the operationalization of this re-socializing enterprise at Colônia Isabel, created in 1874, in the city of Recife, Pernambuco. We also emphasize that the educational issue is directly linked to the indigenous policy in order to make the project of inclusion of indigenous populations within the nation's body feasible imperial. Finally, we emphasize the importance of the miscegenation process for the insertion of and we emphasize that this mixture was encouraged in the educational institutions themselves. We realized that ethnic differences were instruments of social exclusion and, therefore, the miscegenation, whether racial or cultural, was crucial to the “civilizing” enterprise encouraged by the national state. In Colônia Isabel, this ethnic issue was so important that when students were enrolled in the institution they did not have their “quality”, or better, registered ethnic characteristic, in order to reclassify and Brazilianize them.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14037
Aparece en las colecciones:Mestrado em História

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