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Tipo do documento: Dissertação
Título: Essas obras que sovajas son regoxos y migajas que escuelan del çurron: teatro, poder e laços afetivos em Castela (1492-1509)
Título(s) alternativo(s): Essas obras que sovajas son regoxos y migajas que escuelan del çurron: theater, power and affective bonds in Castile (1492-1509)
Autor(es): Leandro, Camille Ferreira
Orientador(a): Berriel, Marcelo Santiago
Primeiro membro da banca: Berriel, Marcelo Santiago
Segundo membro da banca: Amaral, Clinio de Oliveira
Terceiro membro da banca: Fernandes, Fabiano
Palavras-chave: teatro;poder;emoções;theater;power;emotions
Área(s) do CNPq: História
Idioma: por
Data do documento: 24-Nov-2021
Editor: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Programa: Programa de Pós-Graduação em História
Citação: LEANDRO, Camille Ferreira. Essas obras que sovajas son regoxos y migajas que escuelan del çurron: teatro, poder e laços afetivos em Castela (1492-1509). 2021, 119 f. Dissertação (Mestrado em História) - Instituto Multidisciplinar Campus Nova Iguaçu, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Nova Iguaçu, 2021.
Resumo: Estudo sobre a produção simbólica na dramaturgia castelhana entre o final do século XV e início do século XVI, com destaque para as narrativas que abordam o contexto conflituoso entre os Reis Católicos (1479-1504) e Carlos VIII (c. 1470 - c. 1498), rei da França, por porções da Península Itálica. Analisa-se como os artífices do poder vinculados ao entretenimento nobiliário produziram e veicularam espetáculos teatrais em que os laços afetivos, a partir da tópica amorosa, ganham contornos políticos. Acreditamos que os modelos relacionais e comportamentais encenados no bojo de um conjunto de cerimônias que se inscreviam nos espaços políticos do reino serviram aos propósitos de integração, legitimação e consolidação do poder régio e da aristocracia castelhana. Elegem-se como fontes principais as obras dramatúrgicas Égloga representada em la noche postrera de Carnal e Representación sobre el poder Amor, de Juan de Encina (c.1469? - c.1530?) e a Égloga, de Francisco de Madrid (c.? - c?).
Abstract: Study about the symbolic production in Castilian dramaturgy between late 15th and early 16th centuries, which highlights the narratives that address the background of contests between the Catholic kings (1479-1504) and Charles VIII (c. 1470 - c. 1498), king of France, for portions of the Italian Peninsula. It analyzes how the playwrights linked to noble entertainment and power produced and broadcasted theatrical spectacles in which affective ties, from the topic of love, gain political contours. We believe that the relational and behavioral models staged in the midst of a set of ceremonies that are inscribed in the political spaces of the kingdom served for the integration, legitimation and consolidation of the royal power and the Castilian aristocracy. The main sources are the dramaturgical Works Égloga representada en la noche postrera de Carnal and Representación sobre el poder Amor, by Juan de Encina (c.1469? - c.1530?) and Égloga, by Francisco de Madrid (c.? - c?).
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14044
Aparece nas coleções:Mestrado em História

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