Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14057
Tipo do documento: Dissertação
Título: Esposa de Cristo, serva do demônio: feitiçaria e heterodoxias no convento das Flamengas Clarissas de Alcântara em Lisboa (1718-1729)
Título(s) alternativo(s): Esposa de Cristo, esclava del demonio: Brujeria y heterodoxias en el convento de las Flamengas Clarissas de Alcântara en Lisboa (1718-1729)
Autor(es): Barbosa, Andressa Guimarães
Orientador(a): Gandelman, Luciana Mendes
Primeiro membro da banca: Gandelman, Luciana Mendes
Segundo membro da banca: Oliveira, Yllan De Mattos
Terceiro membro da banca: Santos, Georgina Silva dos
Palavras-chave: Freiras;Religiosidade Feminina;Inquisição;Portugal;Século XVIII;Monjas;Religiosidad Femenina;Inquisición;Siglo XVIII
Área(s) do CNPq: História
Idioma: por
Data do documento: 23-Set-2020
Editor: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Programa: Programa de Pós-Graduação em História
Citação: BARBOSA, Andressa Guimarães. Esposa de Cristo, serva do demônio: feitiçaria e heterodoxias no convento das Flamengas Clarissas de Alcântara em Lisboa (1718-1729). 2019. 133 f. Dissertação. (Mestrado em História) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Departamento de História e Relações Internacionais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2020.
Resumo: O presente trabalho busca analisar o caso da religiosa professa Joanna Maria de Nazaré que foi processada em duas ocasiões pelo Tribunal do Santo de Lisboa acusada de pacto demoníaco, tentativa de envolvimento com feitiçaria urbana, profanação da eucaristia, negação da transubstanciação, entre outros delitos. Com base nesse caso, a pesquisa objetiva compreender as ideias ditas heréticas e de feitiçaria presentes no imaginário da ré e de que maneira Joanna pode construir e manter tais pensamentos sendo ela uma religiosa. Para isso, usaremos os processos inquisitoriais relativos ao caso da Soror e as cartas enviadas ao tribunal pela religiosa e anexadas aos seus processos.
Abstract: El presente trabajo busca analizar el caso de la profesa religiosa Joanna Maria de Nazaré que fue procesada en dos ocasiones por el Tribunal de la Inquisición de Lisboa acusada de pacto demoníaco, intento de practicar brujería urbana, profanación de la Eucaristía, negación de la transubstanciación, entre otros delitos. A partir de este caso, la investigación tiene como objetivo comprender las llamadas ideas heréticas y de brujería presentes en la imaginación de la acusada y cómo Joanna puede construir y mantener tales pensamientos como religiosa. Para eso, utilizaremos los procesos inquisitoriales relacionados con el caso de la Soror y las cartas enviadas al tribunal por las religiosa y adjuntas a sus archivos.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14057
Aparece nas coleções:Mestrado em História

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020 - Andressa Guimarães Barbosa.pdf1.03 MBAdobe PDFThumbnail
Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.