Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14131
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Classe de socialização para filhotes de cão doméstico |
Autor(es): | Serra, Cláudia Martins |
Orientador(a): | Pereira, João Telhado |
Palavras-chave: | Comportamento;cão;socialização;bem estar animal |
Área(s) do CNPq: | Medicina Veterinária |
Idioma: | por |
Data do documento: | 21-Set-2005 |
Editor: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Veterinária |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Medicina Veterinária (Patologia e Ciências Clínicas) |
Citação: | SERRA, Cláudia Martins. Classe de socialização para filhotes de cão doméstico. 2005. 106 f. Dissertação (Mestrado em Medicina Veterinária) - Instituto de Veterinária, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2005. |
Resumo: | Partindo da tese de que é ser possível melhorar a qualidade de vida de filhotes caninos e o do vínculo homem-animal, através das aulas de socialização, desenvolveu-se o presente trabalho cujos objetivos foram: montar uma escolinha de socialização adaptada à realidade brasileira; delinear um perfil comportamental dos filhotes caninos; verificar as mudanças comportamentais obtidas; aquilatar a adesão dos proprietários ao processo de socialização e a sua avaliação do curso. Participaram deste experimento 23 filhotes de cães de raças variadas, machos e fêmeas com idade entre 3 a 7 meses de idade, que tiveram 4 aulas de socialização ministradas por médico-veterinário, adestrador e estagiários, numa área de 80 m2. Dos resultados obtidos pode-se concluir que é viável montar uma escolinha de socialização adaptada à realidade brasileira, que o perfil comportamental dos filhotes caninos é agressivo por dominância, sem educação formal. Os proprietários não têm informação suficiente com relação ao comportamento canino. Nos filhotes participantes pode-se esperar: redução drástica da dominância a partir da segunda aula; redução gradual do medo, submissão e agressividade, e aumento gradual da sociabilidade. A adesão dos proprietários ao processo de socialização foi de 95 %. O curso preencheu as expectativas dos proprietários, ultrapassando em muito a mesma. |
Abstract: | Coming from the theses that it is possibilite to improve the quality of life of puppies and the connection between human-animal, through socialization classes, the present work was developed with the objectives to: make a socialization school adapted to the Brazilian reality; line up the puppies behavior profile; analyze the behavioral changes acquired; report the owner s acceptance of the program and their evaluation of the classes. In this experiment 23 puppies of a variation of a variation of breads male and female between the ages 3 and 7 months old, had 4 socialization classes handled by a veterinarian, handler and inters in na área of 80 m square. From the obtained results it can be concluded that it is viable to put up a socialization school adapted to the brazilian reality, that behavior profile of the puppies is to be aggressive by dominance, without any formal education. And the owner s don t have enough information related to canine behavior the obtained from the socialization were accentuated reduction of dominance change after the seconds class; gradual fear reduction, submission and agressivity, and the gradual increase of sociability. The acceptance of the owners to the socialization procsess was 95 %. The course reached the expectations of the owners and supessing it as well. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14131 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Medicina Veterinária (Patologia e Ciências Clínicas) |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2005 - Cláudia Martins Serra.pdf | 7.22 MB | Adobe PDF | Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.