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Tipo do documento: Dissertação
Título: Educação e tecnologias digitais: a percepção de alunos sobre possibilidades de aprendizagem formal e informal
Otros títulos: Education and Digital Technologies: students perception about formal and informal learning possibilities
Autor: Tavares, Vinícius dos Santos
Orientador(a): Melo, Rosane Braga de
Primeiro membro da banca: Melo, Rosane Braga de
Segundo membro da banca: Oliveira, Valéria Marques de
Terceiro membro da banca: Gomes, Ana Lúcia Sampaio Ferreira
Palabras clave: digital natives;digital technologies;education;informal and formal learning;nativos digitais;tecnologias digitais;educação;aprendizagem formal e informal
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Fecha de publicación: 23-jun-2016
Editorial: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Citación: TAVARES, Vinícius dos Santos. Educação e tecnologias digitais: a percepção de alunos sobre possibilidades de aprendizagem formal e informal. 2016. 106 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia). Instituto de Educação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2016.
Resumen: Atualmente, algumas transformações no cenário escolar vêm sendo proporcionadas pelo avanço tecnológico e uma delas é a relação que a escola estabelece com a nova geração de alunos, os quais, em geral, crescem cercados por tecnologias digitais desde o seu nascimento, os chamados Nativos Digitais. A virtualidade das informações acessíveis através da internet por dispositivos digitais como notebooks, tablets e smartphones concorre para uma forma de aprendizagem para além dos muros da escola, a qualquer momento e local. Assim, torna-se importante compreender através dos próprios alunos a influência que exerce a tecnologia no seu cotidiano e de que modo a tecnologia contribui para as diferentes formas de aprender. O presente trabalho tem por objetivo avaliar a relação entre a aprendizagem informal digital e a aprendizagem formal escolar através da percepção de alunos sobre a influência das tecnologias digitais nos seus processos de aquisição de conhecimento. A pesquisa empírica foi realizada a partir da aplicação de um roteiro de entrevista semi-estruturado a alunos entre 14 e 18 anos do ensino médio de quatro escolas do Rio de Janeiro, duas da rede de ensino privada e duas da rede pública. Os dados obtidos revelam que os jovens estão hiperconectados às tecnologias digitais de informação e comunicação, são nativos digitais e, embora o cotidiano desses jovens seja marcado pelas experiências nas redes virtuais, eles não desqualificam a experiência escolar. Apesar de apresentarem críticas ao modelo tradicional de ensino, a escola é descrita pelos jovens como um cenário que traz vantagens por ser capaz de oferecer um direcionamento para aprendizagem, por apresentar na relação professor-aluno um suporte, além de se configurar como um ambiente de formação de laços sociais. Por fim, os dispositivos digitais são utilizados pelos jovens não só para o lazer, mas para fins educacionais e se apresentam como recursos de estudos individuais e coletivos, o que indica que podem se tornar potenciais ferramentas facilitadoras para o professor no processo de ensino.
Abstract: Currently, some changes at the school environment have been caused by technological progress and among these changes, it has been highlighted the relationship between schools and the new generation of students, which generally grow surrounded by digital technologies since their birth, the so-called Digital Natives. Virtual information, available on the internet through digital devices such as laptops, tablets and smartphones, contributes to a way of learning beyond school, at any time and place. Therefore, it becomes relevant to grasp through students realization the technological influence on their daily lives and how technology contributes to the different ways of learning. This study aims to evaluate the relationship between virtual informal learning and formal school learning through the perception of students about the influence of digital technologies on their knowledge acquisition processes. Empirical research was carried out from the administration of a semi-structured interview to students between 14 and 18 years old from high school of four different schools of Rio de Janeiro, two of them belonged to the private school system whereas the others belonged to the public one. The data show that young people are hyper-connected to digital information and communication technologies, they are digital natives and although their daily routine is filled with virtual networks experience, they do not disqualify the school experience. Despite addressing some critical view about traditional learning methodology, school is still described by students as a scenario that brings advantages as it is able to provide direction for learning, through teacher-student relationship as support, besides its ability to set up social networks. Eventually, digital devices are used by young people not only for leisure, but also for educational purposes and that can become an enabler tool for teachers on their teaching process.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14388
Aparece en las colecciones:Mestrado em Psicologia

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