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Tipo do documento: Dissertação
Título: A visita íntima de adolescente no sistema socioeducativo: um direito a ser exercido
Autor(es): Silva, Juraci Brito da
Orientador(a): Gonçalves, Sílvia Maria Melo
Primeiro membro da banca: Gonçalves, Sílvia Maria Melo
Segundo membro da banca: Monteiro, Rosa Crisitna
Terceiro membro da banca: Signorini, Hebe Gonçalves
Palavras-chave: conjugal visit;sexuality;social education;adolescent;Visita íntima;sexualidade;adolescente.
Área(s) do CNPq: Psicologia
Idioma: por
Data do documento: 8-Abr-2016
Editor: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Citação: SILVA, Juraci Brito da. A visita íntima de adolescente no sistema socioeducativo: um direito a ser exercido. 2016. 114 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Instituto de Educação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2016.
Resumo: que a sustenta é a convivência familiar e a garantia da continuidade do vínculo entre o casal. Nossa hipótese é de que esse direito promova discussão em torno da sexualidade e do corpo do adolescente. As garantias trazidas pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), embasadas no princípio da proteção integral, ainda não são exercidas de forma plena. Deixando espaço para práticas e discursos baseados na situação irregular do antigo Código de Menores. A metodologia utilizada é a pesquisa-intervenção defendida por Renè Lourau dentro do arcabouço da análise institucional. Escolhemos o conceito de dispositivo de Deleuze para pensar a visita íntima para além de um direito, mas como instrumento que provoque debates a respeito da sexualidade do adolescente, que na instituição socioeducativa, tem tido pouca relevância. O material das entrevistas foi interpretado levando-se em consideração a análise da implicação, pois ela é o pressuposto da não neutralidade. No período de maio a julho de 2015 foram identificados 08 adolescentes com perfil para a visita íntima. Inicialmente, eles foram ouvidos em 02 grupos de 04 adolescentes. Em seguida, foram realizadas entrevistas individuais com apoio de questionário semiestruturado. O diário de campo auxiliou na discussão sobre os efeitos da institucionalização de determinadas práxis que repercutem nas subjetividades dos adolescentes privados de liberdade. Dentre os resultados encontrados, destacamos as formas normatizadoras da instituição e sua dificuldade em lidar com o diferente. A visita íntima, do ponto de vista do adolescente, deve ser encarada com naturalidade. Surgiram preocupações com supostas violações de suas companheiras no decorrer do processo da visita íntima. Apesar da resistência à relação homoafetiva, existe a possibilidade de diálogo sobre essa questão. No entanto, a instituição tem limitações e acaba, em nome da proteção, isolando os homossexuais nos módulos conhecidos como “seguro”. A discussão de gênero esbarra na lógica heteronormativa, potencializada com a crença de que a cadeia é “lugar para macho”.
Abstract: This study aims to know how male adolescents deprived of freedom perceive the possibility of the conjugal visit in the DEGASE-RJ (General Department of Social Educational Actions in Rio de Janeiro - Brazil). The law 12.594 – SINASE – from 2012, establishes, for married adolescents, the privilege of a conjugal visit. This law is founded on the guarantee of family and couple bonds maintenance. The hypothesis is that this right will promote a discussion about adolescents’ sexuality and body. However, the assurances of the Children and Adolescent Statute (ECA), constructed on the full protection principle, are not totally exercised. This open the topic to discussions and practices based on the irregular situation of the Youngsters Code. The methodology used was the intervention research claimed by René Lourau, established on the institutional analysis theories. The device concept, by Deleuze, was chosen to think the intimate visit more than just a right, but as an instrument to cause debates about youngsters’ sexuality, which has little relevance in the social-education institution. The data collected from the interviews was interpreted considering the analysis of implication, because it is the assumption of the non-neutrality. From May to June, 2015, 08 adolescents were identified as able to conjugal visit. First, they were listened in two group of four. Then the interviews were made individually using a semi-structured questionnaire. The field diary helped on the discussion about the effects of some institutionalized praxis reflected on the imprisoned juveniles’ subjective. As results, it is possible to highlight the DEGASE standard characteristic and it difficulty in manage the differences. From the adolescent’s point of view, the intimate visit might be face naturally, although, they were worried about some possible violation of their pairs during the process. Even though there is difficulty in accept the homoaffective relationship, the institution is open to dialogue. Despite the fact that it has some limitations and, for security, the homosexual adolescents are placed in, so called, “safe” places. The discussion about gender face the heteronormative logic, potentialized by the common sense that prison is “place for males”
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14392
Aparece nas coleções:Mestrado em Psicologia

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